top of page

Baião de Dois: o prato que conquista paladares

Crédito da foto: Divulgação.


O Baião de Dois é um prato típico do Norte do Brasil, especialmente popular no estado do Pará. Ele é feito com uma combinação de feijão de corda, arroz e diversos outros ingredientes, como carnes, queijo coalho e temperos regionais. O resultado é uma deliciosa mistura de sabores, texturas e aromas que tem conquistado paladares pelo país afora.


O Baião de Dois é um prato de origem nordestina que foi introduzido na região norte do país e sofreu algumas adaptações ao longo do tempo. Na região amazônica, ele ganhou alguns ingredientes que não fazem parte da receita tradicional, como açaí, tucupi e jambu, que dão um toque todo especial ao prato.


O nome do prato vem da junção dos dois principais ingredientes: o feijão de corda e o arroz. O feijão de corda é rico em nutrientes e tem uma textura mais firme do que o feijão comum, o que faz com que ele seja perfeito para ser usado em pratos como o Baião de Dois. Já o arroz serve como base para a mistura, absorvendo os sabores e temperos e dando uma textura cremosa ao prato.


O Baião de Dois é um prato completo e muito versátil, que pode ser servido como acompanhamento de carnes ou como prato principal. Ele é bastante popular em festas juninas e em outras celebrações no Norte do país, onde é comum ser preparado em grandes panelas para servir uma multidão.


Receita de Baião de Dois:


Ingredientes:


2 xícaras de feijão de corda

1 xícara de arroz

200g de carne seca

200g de linguiça calabresa

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

2 colheres de sopa de óleo

1 folha de louro

1 pimenta dedo-de-moça picada

1 colher de chá de cominho

Sal a gosto

Coentro picado a gosto


Modo de preparo:


Deixe o feijão de corda de molho em água fria por cerca de 4 horas. Depois, escorra a água e cozinhe o feijão em água com sal até que ele esteja macio.


Em outra panela, cozinhe a carne seca até que ela esteja macia e desfie em pedaços pequenos. Reserve.


Na mesma panela em que cozinhou a carne, refogue a linguiça calabresa em cubos até que ela esteja dourada. Reserve.


Em outra panela, refogue a cebola e o alho no óleo até que estejam dourados. Adicione a pimenta dedo-de-moça picada, o cominho e o louro e refogue por mais alguns minutos.


Adicione o arroz à panela e refogue por alguns minutos, até que ele esteja envolvido nos temperos.


Adicione água suficiente para cobrir o arroz e tempere com sal a gosto. Deixe cozinhar até que o arroz esteja macio e a água tenha sido absorvida.


Adicione o feijão cozido, a carne seca desfiada e a linguiça calabresa refogada à panela com o arroz e misture tudo.


Deixe cozinhar por mais alguns minutos, mexendo de vez em quando, para que todos os ingredientes fiquem bem misturados.


Finalize com coentro picado a gosto e sirva quente.


O Baião de Dois é um prato que pode ser acompanhado por uma boa salada ou por farofa. Experimente também acrescentar outros ingredientes típicos do Pará, como o jambu, o tucupi ou o açaí, para dar um toque ainda mais regional ao prato. E não se esqueça de compartilhar essa delícia com seus amigos e familiares!

Commentaires


bottom of page