FESALPA abriu com sucesso a série de festivais do GP

O evento ocorreu no dia 29 de julho, em Belém

Público prestigiando as saladas feitas pelos finalistas no I FESALPA (Crédito da foto: Caio Romano).

Com muita cor, criatividade e sabor, a primeira edição do Festival de Salada Paraense (FESALPA) abriu com sucesso a série de festivais do nosso site. O evento ocorreu na noite do dia 29 de julho, no restaurante Restô do Porto, em Belém, e reuniu amantes da culinária regional.


10 finalistas levaram ao festival suas receitas de saladas regionais feitas com o uso dos produtos da empresa de alimentos Gama Lopes, principal parceira do site na na realização do evento. Desses, três levaram para casa os troféus de ganhadores. Beto Machado, em 1º lugar, Juan Ribeiro, em 2º, e Bruno Cabral, em 3º.


Os ganhadores ao lado de Neto Lopes, diretor de marketing da Gama Lopes, e Rosiane Rodrigues, CEO do Gastronomia Paraense (Crédito da foto: Caio Romano).

A chef Beatriz Veloso, que fez parte da mesa de júri, ao lado de outros nove jurados renomados, ficou lisonjeada ao receber o convite para compor a mesa. “Primeiro pelo reconhecimento, e depois por poder partilhar decisões com pessoas magníficas, pesquisadores e profissionais na área”, disse a chef, que também parabenizou o evento. “Foi espetacular. Muito bem organizado e, por ser o primeiro evento, superou as expectativas. Acredito que eventos como esses são necessários para expandir o conhecimento gastronômico e fomentar a cultura enraizada resultando na valorização de ambos, fortalecendo o crescimento gastronômico dentro do nosso estado”, acrescentou.

Destaque no segmento, Jorge Oliveira foi o chef técnico da primeira edição.

“Me senti muito honrado por ter sido convidado. O evento foi surpreendente, bem organizado, bem elaborado e o resultado não poderia ter sido outro: sucesso absoluto, e com grande repercussão. Aguardo ansiosamente a próxima edição e a expectativa é que ele seja tão e mais esplendoroso que o primeiro. Nossa gastronomia paraense precisa de mais iniciativas como essas”, parabenizou o chef.


Chef Jorge Oliveira (Crédito da foto: Caio Romano).

Para Rosiane Rodrigues, CEO do Gastronomia Paraense e idealizadora do evento, o I FESALPA marcou a história do site. “A jornada do Gastronomia Paraense é marcada por muita persistência e superação, por isso fico muito feliz em ver cada uma das nossas conquistas. O Festival foi um sucesso e agradeço a Deus por ter me inspirado e me direcionado em cada decisão, também a cada pessoa que de alguma forma fez parte desse grande momento, em especial à Gama Lopes, minha grande irmã nessa realização”, disse a fundadora.


Além do concurso, houve apresentação musical com o grupo de carimbó Meu Xodó, entrega de certificados, homenagem às pessoas que contribuem para a propagação da culinária regional e a chef Narinha Tabosa, colunista do site, fez uma salada com o nome Célia Pinho para homenagear a apresentadora pelas contribuições feitas ao site. Em breve serão divulgadas as informações do próximo festival.