top of page

Hambúrguer artesanal com toque regional

Jambu, banana-da-terra, queijo do Marajó dão paladar especial a sanduíches tradicionais

Smashburguer - versão hambúrguer do tradicional cachorro-quente (Crédito da foto: irosfood Hamburgueria Artesanal)

As hamburguerias artesanais conquistaram os consumidores. Dos amantes da alta gastronomia, aos apaixonados por lanches fast food, o hambúrguer artesanal se destaca pela qualidade, sabor e modo de preparo. Os ingredientes desse produto são cuidadosamente escolhidos para causar uma sensação única no paladar.


Em Belém, o segmento virou febre. Por isso, para fazer diferença no mercado e atrair o público, é necessário se reinventar com novos sabores, combinações, técnicas e texturas. Assim trabalha a Pirosfood Hamburgueria Artesanal, que utiliza produtos regionais como diferencial e faz o maior sucesso.


"Jambu, banana-da-terra, queijo do Marajó. Tenho um hambúrguer chamado 'Cabano' que leva todos esses ingredientes em uma receita bem criativa. Meu trabalho é mais voltado para o autoral, releitura, cozinha de fusão. Também tenho opções clássicas e tradicionais", explicou Paulo Lavareda, criador e chef da Pirosfood.


Introduzir ingredientes regionais no preparo dos hambúrgueres, além de dar um sabor delicioso, valoriza os produtos paraenses e atrai o público pela proximidade. "Acho muito importante toda hamburgueria ter uma opção regional, valorizando nossos ingredientes e mostrando o quanto é rica a nossa gastronomia. Em 2019, fiz a releitura do tradicional guaraná da Amazônia (aqueles vendidos nas praças de Belém), fiz um milk shake de guaraná e as pessoas aprovaram", destacou o chef.

Chef Paulo Lavareda, proprietário da Pirosfood (Crédito da foto: Arquivo pessoal).

A Pirosfood nasceu em 2015, quando Paulo se formou como cozinheiro. "Após me formar, eu senti a necessidade de ter meu próprio negócio. Comecei a trabalhar com hambúrguer no residencial em que morava e já tinha uma boa venda. Já em 2016, eu participei de um concurso de hambúrguer e venci. Desde então não parei mais", contou o proprietário.


O hambúrguer de maior sucesso da casa é o “Smashpiros” - uma versão do tradicional cachorro-quente de rua - feito com pão brioche, carne de 90 gramas, queijo muçarela, salada de repolho e batata palha caseira. "Creio que os clientes são atraídos pela identificação. O cachorro-quente é um clássico nas ruas de Belém e eu fiz uma versão de hambúrguer de algo que já era super aprovado na cidade", observou.


Para Lucyana Costa, a Pirosfood oferece mais do que um lanche. "Não é simplesmente vender comida. O sanduíche Piros, principalmente o meu preferido, ‘Barbecue on bread’, traz felicidade para mim e para minha família. Quando você tem um péssimo dia e só precisa de uma alegria, o “Barbecue Piros” salva. Não é sobre vender um simples sanduíche, até porque sanduíche tem em todo lugar, é sobre salvar vidas", declarou a professora, que se tornou cliente fiel da hamburgueria.


Piros é o apelido carinhoso que Paulo recebeu dos amigos e foi a inspiração para o nome da hamburgueria. Segundo o chef, o empreendimento é uma grande realização. "Pirosfood foi a materialização de um sonho, a busca da independência financeira, um porto seguro para a minha família. Representa muito mais que trabalho, é o meu amor pela profissão de cozinheiro", disse.


Barbecue on bread - receita campeã de concurso em 2016 (Crédito da foto: arquivo Pirosfood)

Por causa da pandemia da covid-19, a hamburgueria não conseguiu manter o espaço físico, e hoje trabalha apenas com delivery na grande Belém. "Confesso que a pandemia foi e ainda é o período mais turbulento que venho vivendo. Perdi a loja que tanto sonhei em ter, foi frustrante, mas estou tentando me reerguer dia após dia. Atualmente trabalho em casa, somente com delivery, igual quando comecei. Tenho esperança de dias melhores", revelou.

"Tenho uma proposta autoral. Todos os dias entrego o melhor de mim e a Pirosfood precisa de todo apoio possível pra se reerguer e voltar ao lugar que merece, com sua própria loja, salão cheio e clientes satisfeitos", concluiu Paulo.



Serviço

Delivery Pirosfood – (91) 98428-0620.

コメント


bottom of page