1/19
Banner Site .png
Buscar

Live divulga festival gastronômico paraense

Atualizado: 27 de abr.

Especial Enchefs PA - Saberes e Sabores vai apresentar o formato do evento em 2021

Uma live especial nesta terça-feira (29), às 19 horas, vai divulgar e explicar o formato do Festival Enchefs Pará - Saberes e Sabores, edição 2021. A live terá a participação da chef Vanja Rodrigues, coordenadora do festival, e dos chefs Clélio Miranda e Manoel Rodrigues. A transmissão será pelas redes sociais do Gastronomia Paraense e da escola gastronômica Sabor e Saber: @gastronomiaparaense_ e @escolasaboresaber.


Rosiane Rodrigues, criadora do site Gastronomia Paraense, conta que ficou muito animada por ter recebido o convite para intermediar a live. “Estou feliz por ver que nosso trabalho, do Gastronomia Paraense, está recebendo o carinho, apoio e incentivo dos profissionais da gastronomia regional. Convido todos os nossos apoiadores a assistirem para estarem bem informados sobre tudo o que vai ter no festival”, afirmou.


De acordo com a chef Vanja Rodrigues, coordenadora do Festival Enchefs PA e dona da escola Sabor e Saber, o festival tem como objetivo promover o profissionalismo, a cultura, o turismo e o desenvolvimento econômico do Pará, por meio de atividades da área gastronômica. O projeto parte do princípio de que em toda manifestação humana a gastronomia está presente e é o grande elo de desenvolvimento com as outras áreas. “Com essa live, nós queremos que as pessoas saibam mais sobre o que é o festival, como ele será feito, o que ele agrega e o que ele vai trazer de benefícios para o Pará”, explicou.


O festival terá o tema “Saberes e Sabores dos Estados Brasileiros”, com um subtema que será divulgado apenas no dia das inscrições, feitas pelo Facebook. “O tema escolhido para o ano de 2021 representa a força histórica, cultural, turística e econômica que a gastronomia possui como identidade de um povo. O preparo das receitas está diretamente vinculado à localização geográfica e às trocas de experiências étnicas”, ressaltou Vanja.


Gastrônomo especialista em cozinha regional, Clélio Miranda também falará sobre a organização do festival. Ele afirma que a expectativa para o evento é bastante positiva, uma vez que, gradualmente, e com todas as medidas de proteção, os eventos gastronômicos que fazem sucesso no Pará estão retomando as atividades. “O Enchefs, além de visar a promoção sociocultural e econômica na área da gastronomia, também serve como seletiva para o grande concurso nacional do Prêmio Dólmã, que neste ano de 2021 será sediado em Belém, sob a coordenação da chef Vanja Rodrigues, o que nos enobrece e enche de orgulho”, destacou. O Prêmio Dólmã é considerado o Oscar da gastronomia brasileira.