top of page

Moqueca paraense: sabor e tradição do Pará

Crédito da foto: Divulgação.


A culinária paraense é uma das mais ricas e diversificadas do Brasil. Influenciada pelos povos indígenas, africanos e europeus que habitam a região, a gastronomia do Pará é conhecida por sua mistura de sabores, temperos e ingredientes regionais.


Entre os pratos mais tradicionais da cozinha paraense está a moqueca, um ensopado de peixe feito com leite de coco, dendê, tomate, pimentão, cebola e coentro. O prato é uma variação da moqueca baiana, mas com ingredientes e preparo diferente, o que confere à moqueca paraense um sabor único e inconfundível.


A moqueca paraense é um prato que remonta à época da colonização do Brasil, quando os portugueses introduziram o azeite de dendê na culinária da região amazônica. Com o tempo, o prato foi sendo adaptado com os ingredientes locais e se tornou um símbolo da gastronomia paraense.


Para preparar a moqueca paraense, é preciso escolher um bom peixe de carne firme e sem muitas espinhas, como o robalo, a pescada amarela ou o filhote. O peixe é temperado com limão, alho e sal e deixado de molho por cerca de 30 minutos.


Em uma panela de barro, é frito o azeite de dendê com cebola, tomate e pimentão. Depois, é adicionado o peixe e o leite de coco, que dá à moqueca paraense um sabor suave e cremoso. O prato é cozido em fogo baixo por cerca de 20 minutos, até que o peixe esteja macio e bem temperado.


A moqueca paraense é servida com arroz branco, farofa e molho de pimenta, além de rodelas de limão e coentro fresco para decorar. É um prato que agrada a todos os paladares e pode ser encontrado em restaurantes e feiras livres de todo o estado do Pará.


Receita de moqueca paraense


Ingredientes:


1 kg de peixe (robalo, pescada amarela ou filhote)

1 cebola picada

2 tomates picados

1 pimentão picado

1 maço de coentro

200 ml de leite de coco

2 colheres (sopa) de azeite de dendê

1 limão

2 dentes de alho

Sal a gosto


Modo de preparo:


Tempere o peixe com limão, alho e sal e deixe de molho por 30 minutos.


Em uma panela de barro, frite a cebola, o tomate e o pimentão no azeite de dendê.


Adicione o peixe e o leite de coco e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando.


Finalize com coentro picado e sirva com arroz branco, farofa e molho de pimenta

Comments


bottom of page