Enchef Pará é atração na Quarta Boa


Na Live, os convidados falaram sobre as novidades que o evento traz este ano

(Crédito da foto: Divulgação)

Como vocês já sabem, todas as quartas-feiras é dia de Quarta Boa, Live transmitida através do nosso Instagram (@gastronomiaparaense_), às 19hs. Depois do longo período de pausa, a retomada das Lives foi com os organizadores do Festival Enchef Pará 2022, que trouxeram todas as informações sobre evento deste ano.


Rosiane Rodrigues (CEO do Gastronomia Paraense) foi a mediadora da Live e entrevistou a Chef Vanja Rodrigues (Coordenadora do Enchefs Pará) e a Chef Lúcia Torres (Jurada do Enchefs Pará).


O festival Enchefs Pará 2022: Saberes e Sabores, vai ocorrer no dia 17 e 18 de junho, na Unama da Alcindo Cacela. A coordenação geral está sendo efetuada pela Chef Vanja Rodrigues e a realização pelo Instituto Multidisciplinar. A programação do dia 17 começa de 09h - 12h: Fórum Gastronômico "Comida Cabocla" com o Antropólogo Miguel Picanço (Auditório D200) e termina de 15h - 18h: Círculo de aulas show (Laboratório de Demonstração Bloco F). Já no dia 18 a programação será de 09h - 12h: Concurso Profissional Gastronômico ENCHEFS Pará (Laboratório de Demonstração Bloco F).


Esse ano o festival Enchefs Pará tem a honra de homenagear o grande professor Dr. Miguel Picanço e sua obra que originou o Tema do Festival COMIDA CABOCLA: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE NA AMAZÔNIA. O tema fala de comida cabocla e fala de comida extraordinária, uma comida que traz história, memória, afeto, ancestralidade e territorialidade na Amazônia.


Segundo a Chef e Coordenadora Vanja Rodrigues, o projeto Festival Enchef PARÁ parte do princípio que em toda manifestação humana a gastronomia está presente. “Ela é o grande elo do desenvolvimento de outras áreas, por meio da valorização e da socialização dos chef's de cozinha ou Cozinheiros do estado, para que se alinhem e busquem elevar o nível da qualidade dos serviços prestados, viabilizando com outros setores como Turismo, o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor, ressaltando a valorização histórica, da cultura e da economia do estado do Pará”, disse.


Estão concorrendo dez chefs de Cozinhas de todo estado do Pará, incluindo Parauapebas, Santarém, Moju e Marapanim. Eles passaram por um processo de classificação, no qual eram 53 chefs inscritos. A primeira etapa foi a de seleção de currículo, a segunda avaliou se a receita deles estava dentro do tema. Agora os de Chefs vão apresentar essas receitas finalistas. “Hoje eu sou muito grata por tudo como embaixadora da gastronomia regional. É muito gratificante saber que a nossa gastronomia está sendo muito valorizada. Pra mim é um orgulho estar fazendo parte desse evento”, concluiu a jurada Chef Lúcia Torres.