Receita de filhote usa amêndoas e risoto de jambu
Chef Nelson Oliveira, do restaurante Manjar das Garças, apresenta prato especial para o Dia das Mães

O filhote é um dos peixes mais apreciados pelos paraenses. De acordo com Nelson Oliveira, chef do restaurante Manjar das Garças, o que faz o filhote ser tão extraordinário são as suas características, como o sabor acentuado de peixe de água doce e a carne mais consistente, qualidades que são muito valorizadas. O que deixa a carne do peixe melhor ainda, segundo ele, são os temperos usados pelos paraenses: limão e ervas da região.
“Esse peixe é realmente muito importante para a nossa gastronomia, quando bem elaborado e bem trabalhado. A gente costuma sempre criar e recriar receitas em cima dele. É um peixe que eu gosto muito de usar aqui no restaurante, inclusive o nosso carro-chefe é um prato com filhote. Sai bastante aqui esse prato, que é o ‘Filhote com crosta de amêndoas, servido com risoto de jambu’”, disse o chef.
O filhote assado em crosta de amêndoas e risoto de jambu, fusão da culinária paraense com a italiana, é o prato que o chef Nelson Oliveira decidiu apresentar para o especial de Dia das Mães. Para ele, é uma receita espetacular que faz um sucesso imenso.
Filhote assado em crosta de amêndoas e risoto de jambu.
Ingredientes:
Uma posta de filé de filhote 250g;
Suco de limão;
50g de amêndoas;
70g de arroz arbóreo pré-cozido;
30g de manteiga;
30g de queijo parmesão ralado;
Pão;
Caldo de legumes;
Folhas de jambu a gosto;
Sal e pimenta do reino a gosto.
Preparo:
<