Toma Café Comigo; blog para amantes do cafezinho

Criado por Victor Almeida, o blog é voltado para indicações e experiências gastronômicas

Crédito da foto: Arquivo pessoal.

Nas altas noites de muitos estudos, o cafezinho era companhia marcante de Victor Almeida, à época estudante de direito. Mas, a partir de 2019, o amor pelo café despertou a oportunidade de explorar mais sobre o produto e o mercado e Victor criou o blog “Toma Café Comigo”, espaço para os amantes de um bom café.


O amor do fundador pelo café nasceu da necessidade de ele virar a chave e mudar a rotina. “Passei cinco anos dentro dos livros de Direito e tinha algo que me acompanhava em todos os momentos, nas madrugadas, nas provas, nos estágios, etc.: o café. Ao mesmo tempo, em 2018, diversos empreendimentos gastronômicos começaram a surgir em Belém, assim como páginas gastronômicas. Através desses instas gastronômicos comecei a frequentar uma variedade muito maior de locais e também passei a descobrir lugares brilhantes, mas que poucas pessoas conheciam”, disse.


Daí em diante, explicou Victor, muita gente começou a pedi-lo sugestões de espaços para sair. “Então tive a ideia de criar um Instagram que indicasse lugares.

No entanto, quis encaixar a minha realidade, que eram cafeterias, docerias, padarias e afins. Desse momento em diante a repercussão foi tão positiva e surpreendente que me vi obrigado a “caçar” novos locais e descobrir raridades, fazendo as pessoas circularem mais pela cidade e, literalmente, se deliciarem em novas experiências”, enfatizou,


Nesse universo de novidades, Victor viveu experiências incríveis e marcantes. “Dentro desse mergulho no café, descobri que tinha um mundo à parte que eu não conhecia, que vai desde a produção dos cafés especiais, nas famílias dos produtores, às xícaras de café. E então o café especial entrou arrebatando meu modo de entender a produção e esforço por trás de uma xícara”, disse.


Crédito da foto: Arquivo pessoal.

Segundo Victor, o nome da página, Toma Café Comigo, é um convite a conhecer mais sobre o mundo do café e conhecer mais espaços, cafeterias, coworking, docerias, chocolaterias, a circular mais pela cidade, a explorar mais os cantinhos, ou as “Casas”, como ele costumo falar, por considerar o empreendimento uma extensão da casa do empreendedor e o produto uma extensão da casa do cliente.


Para Victor, desde o lançamento do empreendimento, as amizades que emergiram organicamente através do café foi o que mais o marcou. “Descobri histórias lindíssimas de baristas, de empreendedores, de cozinheiros, de produtores, fornecedores, clientes, todos envolvidos ao redor das xícaras. Por trás de cada lugar, existe vida, existe história, existem pessoas. E com certeza, de longe, essa é a parte mais cativante do projeto. O que mais marca é contar histórias de um modo que o café se torne só uma desculpa para um bom papo”, concluiu.


Para conhecer o blog, siga @tomacafecomigo no Instagram.