top of page

Cutite: conheça a fruta amazônica rica em nutrientes

A polpa da fruta é suculenta, de cor amarela ou laranja e tem um sabor doce e levemente ácido

Crédito da foto: Divulgação.

A fruta cutite, também conhecida como jenipapo-de-espinho, é uma fruta típica da região amazônica do Brasil. É uma fruta de tamanho médio, com cerca de 5 a 10 centímetros de diâmetro, e sua casca é coberta por espinhos, o que lhe confere um aspecto peculiar.


A polpa da fruta é suculenta, de cor amarela ou laranja e tem um sabor doce e levemente ácido. É consumida in natura ou utilizada na produção de sucos, sorvetes, doces e geleias. Além disso, a cutite é rica em vitamina C, potássio, cálcio e ferro.


A colheita da fruta ocorre entre os meses de dezembro e abril e é importante para as comunidades locais da região amazônica, que a utilizam como fonte de alimento e renda.


A cutite é uma fruta bastante versátil e pode ser utilizada em diversas receitas. O seu sabor adocicado é perfeito para a produção de sobremesas, como sorvetes e mousses, enquanto o seu sabor levemente ácido pode ser utilizado para dar um toque especial em receitas salgadas, como molhos para carnes.


Além disso, a cutite também possui propriedades medicinais, sendo utilizada na medicina popular para o tratamento de problemas gastrointestinais e como anti-inflamatório.


No entanto, apesar de seu potencial nutricional e medicinal, a cutite ainda é pouco conhecida fora da região amazônica e é pouco comercializada em outros estados do Brasil e em outros países. Isso se deve em parte à dificuldade de transporte da fruta, devido à sua delicadeza e à presença dos espinhos em sua casca.


Em resumo, a cutite é uma fruta típica da região amazônica do Brasil, com um sabor doce e levemente ácido, rica em nutrientes e propriedades medicinais. Apesar de pouco conhecida, é uma fruta versátil e com grande potencial para a produção de alimentos e medicamentos.




Veja abaixo uma receita com cutite super refrescante e fácil de preparar:


Suco de Cutite


Ingredientes


4 cutites maduras

500 ml de água gelada

Açúcar ou adoçante a gosto

Gelo a gosto


Modo de preparo


Lave bem as cutites e corte-as ao meio para retirar a polpa.

Coloque a polpa da cutite no liquidificador com a água gelada e bata por alguns minutos até obter um suco homogêneo.

Adoce a gosto com açúcar ou adoçante, mexendo bem até dissolver completamente.

Adicione gelo a gosto e sirva em seguida.

Dica: você pode adicionar algumas folhas de hortelã ao suco para dar um sabor ainda mais refrescante e aromático.


Esperamos que goste! O suco de cutite é uma opção deliciosa e saudável para se refrescar nos dias quentes.

Comentarios


bottom of page