Fernanda Souza e o Flor de Jambu: a força da cultura alimentar paraense em Belo Horizonte
- Gastronomia Paraense

- 22 de out.
- 1 min de leitura

A chef e pesquisadora Fernanda Souza, à frente da Flor de Jambu, construiu uma trajetória dedicada à valorização da culinária amazônica e à difusão da cultura alimentar paraense no Brasil. Paraense, Fernanda consolidou a Flor de Jambu, em Belo Horizonte, como um espaço de conexão entre ancestralidade, sustentabilidade e identidade através da comida.
Instalado na capital mineira, a Flor de Jambu se destaca como um centro de cultura alimentar paraense com foco em pesquisa, tradição com uma pitada de inovação gastronômica voltada à valorização da Amazônia e dos modos de fazer tradicionais. O espaço propõe um diálogo vivo entre território, afeto e memória, celebrando a cozinha como ferramenta de resistência e expressão cultural.

Reconhecida por sua atuação em projetos que conectam gastronomia, arte e cultura, Fernanda foi convidada para integrar o time de que integram a Rede de Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO, reforçando o protagonismo de Belém e do Pará no cenário nacional — agora também a partir de Minas Gerais.
Com a Flor de Jambu, ela reafirma seu compromisso com a valorização dos ingredientes amazônicos, o fortalecimento de pequenos produtores e comunidades locais e a difusão da cozinha paraense como patrimônio vivo e pulsante.












Que sonho . Ver nossa cultura que muito tempo foi desvalorizada sendo reconhecida e enaltecida. Parabéns pelo trabalho lindo