top of page

Vai um peixinho assado aí?

Os peixes de água doce são umas das delícias da mesa do paraense

Imagem: Icougue.com.


Uma das delícias gastronômicas do Pará são os peixes de água doce, como a pescada de água doce, tambaqui, pirarucu e filhote. Esses peixes, típicos da maior bacia hidrográfica do mundo, podem ser preparados das mais várias formas, como a criatividade e explorações de sabor pedir.


Há quem prefira um filhote cozido, o pirarucu frito ou um belo cozido de tambaqui, por exemplo, mas, de uma forma ou de outra, essas delícias da culinária regional sempre são uma ótima pedida. A pedagoga Marcilene Rodrigues, de 31 anos, ama peixe assado na folha da bananeira. Segundo ela, o sabor a traz boas memórias.


“Me faz lembrar da minha infância, no interior de onde eu morava. Eu vim morar com uns 5 anos em Belém , mas sou do Maranhão, então, de dois em dois anos, voltávamos para visitar a família e os parentes faziam pra nós. Era muito bom rever os primos e tios”, afirmou.


De origem indígena, o peixe assado na folha da bananeira é uma das tradições paraenses e de fácil preparo. O peixe geralmente é temperado com sal e limão a gosto, embrulhado na folha de bananeira e amarrado com uma espécie de fio, depois levado à grelha posta sobre o fogo. Alguns minutos depois, o delicioso prato está pronto e pode ser servido.


E você? Qual seu peixe preferido e de que forma gosta de comê-lo?

Comments


bottom of page