top of page

Araçá-boi, rico em fibras e vitaminas

A fruta amazônica é muito recomendada por nutricionistas paraenses

Thayana Albuquerque, criadora do Clube da Nutricionista, recomenda o araçá-boi (Crédito da foto: Neto Maia)

Frutas são essenciais em uma dieta saudável por serem ricas em nutrientes de que o corpo precisa. A Amazônia tem inúmeras frutas raras e exóticas que são saborosas e fazem muito bem para a saúde. Uma delas é o araçá-boi, também conhecido como “fruta iogurte”, que recebe esse nome por adquirir um aspecto similar ao do iogurte quando misturado com leite. Com uma casca fina e de cor amarela, o araçá-boi pode pesar de 200g a 400g e possuir de 4 a 12 sementes.


Fundadora e CEO do Clube da Nutricionista, Thayana Albuquerque explica que o araçá-boi é uma fruta bastante nutritiva e suculenta. Porém, por ser ácida, ela não costuma ser consumida em seu estado natural. Por isso, é ideal para fazer sucos, cremes, vitaminas, geleias, sorvetes, pavês e outras sobremesas.


“O araçá-boi é uma fruta que apresenta diversas propriedades benéficas ao corpo, como a sua grande capacidade antioxidante e probiótica. Os probióticos são bactérias benéficas que fazem bem ao intestino. Portanto, combinar araçá-boi com iogurte também é uma boa pedida”, destacou a nutricionista. Segundo ela, o fruto também é rico em fibras: “São 15g de fibra para cada 100g de fruta. Nosso corpo precisa de 25g diariamente. As fibras regulam o intestino, diminuem o colesterol, o triglicerídeo e a glicema, além de aumentar a saciedade”, afirmou.


Por ter capacidade antioxidante e devido a sua alta concentração de licopeno, o fruto age como anticancerígeno e ajuda a melhorar a pele, informa a nutricionista. Outro fato interessante sobre o araçá-boi, de acordo com o site Verdes do Vale, é que ele contém aproximadamente cinco vezes mais vitamina C do que a laranja e as demais frutas cítricas. Isso faz do araçá-boi um alimento importante para aumentar a imunidade e tratar a deficiência de vitaminas.


“Ele pode ser consumido de várias formas, mas eu prefiro consumir na forma de creme”, contou Thayana. A nutricionista tem uma receita especial e saudável de creme de araçá-boi com biomassa de banana verde. Confira:


Ingredientes - Rende duas porções pequenas:

1 copo de iogurte

100g de polpa de araçá-boi

2 colheres de sopa de biomassa de banana verde

2 colheres de sopa de xilitol (adoçante natural)


Modo de preparo:

Em um recipiente misture a banana verde com a polpa congelada de araçá, xilitol e iogurte. Bata tudo no liquidificador até virar um creme e coloque num refratário para refrigerar por algumas horas. Sirva e decore com uma folhinha de hortelã.



Serviço:

O Clube da Nutricionista foi criado em 2016 com o objetivo de tratar e educar as pessoas em busca de uma vida mais saudável. Após cinco anos de sucesso em Belém, o Clube foi formatado para se tornar a primeira franquia de clínicas de nutrição funcional, emagrecimento e estética do Brasil, e até o momento já ajudou milhares de pessoas do país a emagrecer e a tratar problemas de saúde.


Contato: (91)99803-8116.

bottom of page