top of page

Chef representa o Pará em ação por alimento saudável

Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico terá participação de Wagner Vieira


“Alimento Orgânico: Sabor e Saúde em sua Vida” é o tema da XVII Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA-BRASIL), Escola Nacional de Gestão Agropecuária – ENAGRO e Comissões de Produção Orgânica – CPOrg. O evento ocorre de modo totalmente virtual, nos dias 12 e 13 de julho, das 14 horas às 18 horas, horário de Brasília.


A mesa de abertura contou com a participação da Ministra da Agricultura Tereza Cristina Corrêa da Costa Silva. O objetivo da campanha é discutir o desenvolvimento do setor a partir de estudos, práticas e experiências de produtores, técnicos, acadêmicos e representantes do governo. A live de lançamento foi transmitida no canal no YouTube do Ministério da Agricultura Brasil, nesta segunda-feira (12), às 14 horas.


O Seminário Virtual é composto por quatro blocos: abertura e três mesas de diálogos com palestrantes especialistas nos assuntos abordados. Entre eles está Wagner Vieira, chef de cozinha e cofundador do Toró Gastronomia Sustentável, único representante do Estado do Pará.


Há 10 anos na área gastronômica, chef Wagner é envolvido na investigação de ingredientes regionais de produção local e em práticas ecológicas e fazeres e saberes étnicos amazônicos, buscando alternativas sustentáveis para uma gastronomia mais consciente e que fortaleça a sociobiodiversidade cultural da Amazônia. Na mesma vertente, o Toró Gastronomia Sustentável é um modelo de negócio que visa à sustentabilidade e promoção da harmonia entre consumo e meio ambiente.

Na terça-feira (13), o Chef participará da Mesa 2, a qual tratará sobre “Segurança Alimentar, Sabor e Saúde”.O termo “Segurança Alimentar” surgiu durante a Segunda Guerra Mundial e refere-se ao direito de todos à disponibilidade de alimentos e ao consumo de qualidade nutricional, bem como a sustentabilidade no processo produtivo.


A ONU – Organização das Nações Unidas determinou que os países devem acabar com a fome no mundo até 2030. O cenário que se agravou com a pandemia. “A segurança alimentar é a garantia pela qualidade e quantidade do alimento. Assim, é importante mencionar a necessidade humana de cuidar do meio ambiente, do berçário do alimento, buscando pela redução das crises ambientais ao longo do tempo”, aponta. “Além disso, a importância de resguardar os saberes e sabores dos alimentos associados à cultura alimentar tradicional, juntamente com a salvaguarda dos guardiões das sementes”, complementa Wagner.


O chef destaca também a importância nutricional de uma alimentação diversificada, utilização dos produtos orgânicos e alternativas para a identificação dos produtos nos diferentes meios de comercialização.


Wagner Vieira acredita que a campanha deste ano é significativa por mostrar a relevância do produto orgânico no período pandêmico. “Esta campanha ganha uma importância muito grande nesse ano de pandemia, demonstrando o valor do alimento orgânico. O produto orgânico nos conecta a uma construção humana a caminho do desenvolvimento sustentável rumo à concretude da agenda 2030 da ONU, por meio dos objetivos de desenvolvimento sustentável que nos apontam a necessidade pelo fomento e valorização da produção ao consumo do alimento orgânico”, conta.


No evento, o chef também apresentará a palestra “Percepção do Sabor do Alimento Orgânico" e vai preparar uma receita com ingredientes da sociobiodiversidade amazônica, alimentos frescos do bioma da Amazônia Paraense, de época, orgânicos e vindos da agricultura familiar.


Confira a programação aqui.


bottom of page