Pará tem representante no Enchefs do RJ
A Chef Vanja Nascimento será uma das coordenadoras e vai representar a cultura e culinária do Pará

Convidada pela segunda vez consecutiva para um dos principais festivais gastronômicos do Brasil, a Chef Vanja Nascimento irá representar o Pará, como parte da equipe de coordenação, na edição 2022 do festival Enchefs do Rio de Janeiro. O evento vai de 11 a 14 de maio, e contará com workshops, aulas show, debates culinários e mais de 1500 pratos para mini degustações.
O festival tem como objetivo a valorização da cultura, gastronomia, turismo e desenvolvimento econômico local e nacional. Além disso, o evento será essencial para celebrar o Prêmio Nacional Dólmã, conhecido como o Oscar da gastronomia do país. Ao final do Enchefs RJ 2022, dois chefs participantes serão escolhidos para concorrerem ao maio prêmio gastronômico brasileiro, que neste ano, terá sede no Amapá.

No total, oito concursos em categorias distintas serão disputados no festival: cozinha quente, confeitaria, panificação, coquetelaria, cozinha afetiva, churrasco, bolos artísticos e comida de rua.
O Camboeiro de Mapará foi o prato escolhido para representar o Pará, realizando uma homenagem aos pescadores de Mapará do município de Cametá. “Quando fui convidada pelo coordenador do festival Enchef RJ, Pedro Alex, pela segunda vez, para participar desse projeto, que parte do princípio de que a gastronomia é o principal elo do desenvolvimento de outras áreas, como a cultura, o turismo e o desenvolvimento econômico, pensei em expandir esse convite ao município de Cametá, no qual a culinária é rica nas raízes de um povo caboclo”, afirmou.
