top of page

Pará tem representante no Enchefs do RJ

A Chef Vanja Nascimento será uma das coordenadoras e vai representar a cultura e culinária do Pará


Chef Vanja (Crédito da foto: Arquivo pessoal)

Convidada pela segunda vez consecutiva para um dos principais festivais gastronômicos do Brasil, a Chef Vanja Nascimento irá representar o Pará, como parte da equipe de coordenação, na edição 2022 do festival Enchefs do Rio de Janeiro. O evento vai de 11 a 14 de maio, e contará com workshops, aulas show, debates culinários e mais de 1500 pratos para mini degustações.


O festival tem como objetivo a valorização da cultura, gastronomia, turismo e desenvolvimento econômico local e nacional. Além disso, o evento será essencial para celebrar o Prêmio Nacional Dólmã, conhecido como o Oscar da gastronomia do país. Ao final do Enchefs RJ 2022, dois chefs participantes serão escolhidos para concorrerem ao maio prêmio gastronômico brasileiro, que neste ano, terá sede no Amapá.


(Crédito da foto: Arquivo pessoal)

No total, oito concursos em categorias distintas serão disputados no festival: cozinha quente, confeitaria, panificação, coquetelaria, cozinha afetiva, churrasco, bolos artísticos e comida de rua.


O Camboeiro de Mapará foi o prato escolhido para representar o Pará, realizando uma homenagem aos pescadores de Mapará do município de Cametá. “Quando fui convidada pelo coordenador do festival Enchef RJ, Pedro Alex, pela segunda vez, para participar desse projeto, que parte do princípio de que a gastronomia é o principal elo do desenvolvimento de outras áreas, como a cultura, o turismo e o desenvolvimento econômico, pensei em expandir esse convite ao município de Cametá, no qual a culinária é rica nas raízes de um povo caboclo”, afirmou.


(Crédito da foto: Arquivo pessoal)

Segundo a Chef, o evento significa uma excelente oportunidade de difundir a cultura e culinária paraense. “É a valorização da gastronomia regional possibilitando aos diversos públicos obter conhecimento a respeito da cultura gastronômica do nosso estado, por meio dos ingredientes típicos, mergulhando na poesia da história de suas raízes, resgatando valores adormecidos e enaltecendo o que há de novo”, disse.


Em 2015, a Chef Vanja iniciou sua trajetória no ramo gastronômico. ”Comecei quando a Unama abriu sua primeira turma de gastronomia no Estado do Pará. Minha avó foi minha maior incentivadora, pois ela sempre me dizia que eu era uma Cozinheira de muito bom paladar e requinte. Hoje a gastronomia é minha maior fonte de renda. Sou professora de gastronomia e tenho a Escola de Culinária Sabor e Saber”, concluiu.



bottom of page