top of page

Enchefs reúne amantes da gastronomia

O evento ocorreu no último final de semana e elegeu o representante do estado para o Prêmio Dólmã


(Crédito da foto: Larissa Sarraf).

Com tema “Comida Cabocla: Uma Questão de Identidade na Amazônia”, homenagem ao antropólogo paraense Miguel Picanço, o Festival Enchefs Pará 2022 reuniu chefs, alunos e apoiadores da gastronomia paraense no último final de semana, dias 17 e 18, na UNAMA. No evento houve aula show, fórum gastronômico e disputa para representar o estado no maior evento de gastronomia do Brasil; o Prêmio Dólmã, que este ano será nos dias 10 a 12 de agosto, no Amapá.


Entre mais de 50 inscritos no festival, apenas cinco foram finalistas e criaram receitas com base no tema. Com o prato Pirarucu Marajoara, Beto Machado foi o vencedor deste ano e vai representar o estado no Prêmio Dólmã. Segundo a Chef Vanja Rodrigues, coordenadora do evento, o tema abordou a comida extraordinária, que traz história, memória, afeto, ancestralidade e territorialidade na Amazônia.


“Gostaria de agradecer ao nosso diretor, Geraldo Guerras, idealizador desse festival, que acontece em todos os estados. O evento é o grande elo do desenvolvimento de outras áreas, por meio da valorização e da socialização dos chefs e cozinheiros do Pará”, disse a coordenadora.


Chefs paraenses renomados apoiaram o evento, como Lúcia Torres, embaixadora da gastronomia regional. “Eu sou muito grata por tudo. É muito gratificante saber que a nossa gastronomia está sendo cada vez mais valorizada. Para mim, é um orgulho estar fazendo parte deste evento”, disse Lúcia.


(Crédito da foto: Larissa Sarraf).

O chef Victor Souza foi o vice-campeão do festival, pelo segundo ano consecutivo, e também vai representar o estado no Prêmio Dólmã. “Estou muito feliz em ser um dos classificados para o Prêmio Dólmã. Entrei preparado e com foco em ser primeiro lugar, porém o segundo lugar veio com gosto de campeão, pois tenho plena certeza que meu prato levou ao pé da letra sobre comida cabocla. Além de cozinhar e apresentar meu prato, eu falei de cultura, de história”, explicou.


Para a Chef Sarmento, que ficou em terceiro lugar, também pelo segundo ano consecutivo, a gratidão é o principal sentimento. “Ser a terceira melhor do estado do Pará, pelo segundo ano consecutivo, é muito gratificante. Agradeço a todos os colegas que me deram apoio e a todo mundo que fez essa conquista valer a pena”, afirmou. O evento é uma realização do Instituto Multidisciplinar.


Rosiane Rodrigues, CEO do Gastronomia Paraense, site apoiador do evento, parabenizou o festival. “O Enchefs fortalece a culinária regional e é um incentivo para os que contribuem de forma significante para a nossa cultura. Ver chefs renomados como Diego Souza, Eder Brito, Clélio Miranda, Antonio Comaru, Manoel Rodrigues, Wagner Vieira, Thyago Guarany, Lúcia Torres e Miguel Picanço reunidos neste grande evento, é, sem dúvidas, motivo de grande alegria”, disse.

bottom of page