top of page

Festival Enchefs Pará será neste final de semana

O evento reunirá grandes nomes da culinária paraense

Bartender Ronildo Palheta, um dos convidados do Enchefs Pará deste ano (Crédito: Divulgação do evento).

O Enchefs Pará, festival gastronômico que reúne amantes da gastronomia paraense desde 2013, será nos dias 01 e 02 de outubro, no auditório D200 da Universidade da Amazônia (UNAMA), na Avenida Alcindo Cacela, 287. A abertura será às 15h do primeiro dia. A transmissão do evento será feita pela nossa página no Facebook: Gastronomia Paraense.


A palestra "Comida Cabocla", com o Pós-doutor em Antropologia da Alimentação na linha de pesquisa patrimônio Alimentar e turismo, Miguel Picanço, marcará o início do evento. Além da palestra, no primeiro dia haverá aula show com os Chefs Clélio Miranda, Ronildo Palheta e Herlander Silvio Andrade. Para fechar a programação, que no dia 02 será 9h às 14h, haverá o Concurso Profissional Gastronômico do Festival Enchefs, no Laboratório de Demonstração da UNAMA.


Chef Vanja Rodrigues (Crédito: Arquivo pessoal).

Segundo a coordenadora do festival, Chef Vanja Rodrigues, o evento possibilita, aos diversos públicos, obter conhecimentos a respeito da cultura gastronômica do Pará através dos ingredientes típicos. “Penso que será um evento ímpar, onde vai reunir profissionais e estudantes locais, das diversas áreas correlatas da gastronomia, para que, através de atividades multidisciplinares, possa movimentar o estado aquecendo o turismo e a economia local”, disse Vanja Rodrigues.


O Dr. Bruno Morais, coordenador do curso de nutrição e gastronomia da UNAMA, disse que os debates e discussões dos chefs renomados será um marco para a Universidade. "Uma vez que temos Belém como cidade criativa da gastronomia, e um polo de riqueza cultural e culinária, estes eventos são de extrema importância para a valorização da matéria-prima regional, o fomento ao pequeno produtor e a disseminação da nossa alimentação que é tão rica e valiosa”, afirmou.

Dr. Bruno Morais (Crédito da foto: Carlos Rodrigues).

O coordenador disse que os alunos estão na expectativa do evento. “Os alunos estão mega empolgados. Entraremos com uma equipe de alunos para auxiliar os chefs e muitos outros irão como espectadores para prestigiar esta parceria fechada entre a universidade e o Enchefs PA”, concluiu Bruno Morais.


Josy Gomes, fundadora da Escola Baby, que trabalha com educação há 25 anos, foi convidada para ser jurada artística no evento. Para ela, o Enchefs valoriza a gastronomia paraense, que se destaca pelo sabor peculiar. “Temos o prazer de fazer essa parceria com a Chef Vanja Rodrigues, porque sempre damos apoio a projetos como esse que valorizam o nosso Pará”, disse a empresária.


Para mais informações, acesse @festivalenchefspa, nas redes sociais.


bottom of page