top of page

Paladar regional com inovação e ousadia

Restaurante Tomaz - Culinária do Pará tem pratos clássicos e autorais no cardápio

O tacacá é um dos pratos clássicos paraenses servidos no restaurante (Crédito da foto: Tomaz - Culinária do Pará).

A culinária do Pará é rica, exótica e saborosa. Isso faz com que os restaurantes regionais obtenham sucesso entre os turistas e os próprios paraenses. Um desses restaurantes é o Tomaz - Culinária do Pará, criado há sete anos por Sérgio Figueiredo, que tem no cardápio pratos clássicos como o tacacá, a maniçoba, o vatapá, o camusquim, o caruru e a sopa de caranguejo, além de doces típicos como o sorvete de açaí, o creme de cupuaçu e o bolo de macaxeira.


O restaurante também possui pratos autorais, como a "Panqueca do Tomaz", massa frita com jambu e creme branco de camarão, e o "Arroz do Tomaz", arroz com camarão temperado, jambu e tucupi.


"Dei o nome Tomaz em homenagem ao meu avô, pois o primeiro restaurante foi na casa dele", disse Sérgio, que faz comida regional porque cresceu com pais que cozinham muito bem e que conhecem toda a culinária paraense, segundo ele. O restaurante surgiu de uma ideia de Sérgio de construir um local confortável e estruturado para que as pessoas pudessem consumir nossa gastronomia feita de uma forma simples.

“Panqueca do Tomaz”, massa frita com jambu e creme branco de camarão (Crédito da foto: Tomaz-Culinária do Pará).

Sérgio afirma que fica muito feliz em poder representar a cultura e a culinária do Pará e da Amazônia. "A gente se importa bastante e sabe da enorme importância e do significado da nossa cultura, e por isso a tratamos com o maior zelo possível para apresentá-la da forma mais saborosa", informou.


"Já fui a alguns lugares do mundo e, sem sombra de dúvidas, para mim, a gastronomia do Pará é uma das melhores e mais gostosas. Os sabores que os cozinheiros do nosso Estado colocam na comida realmente são singulares e marcantes, e é isso que traz o sucesso que vem crescendo e que desperta o interesse de todo mundo em provar, e depois que prova passa a consumir", relatou Sérgio.


Elideusa Reis, cozinheira do Tomaz há cinco anos, saiu do Maranhão há aproximadamente 30 anos e se encantou com a culinária paraense. "Eu pensei que nunca conseguiria aprender a fazer a comida daqui, pois nunca tinha visto antes de mudar de cidade, mas foi mais fácil do que eu imaginava e foi uma experiência maravilhosa aprender a cozinhar o vatapá, a maniçoba, o caruru e outros pratos regionais", disse.


Existem quatro unidades do restaurante Tomaz em Belém: na Avenida Visconde de Souza Franco, na Avenida Rômulo Maiorana, no It Center e a mais nova, na Cidade Nova.

bottom of page