top of page

Tacacá do Renato mantém tradição de 50 anos

Em Belém, restaurante faz sucesso entre paraenses e turistas

O famoso tacacá do Renato é feito com o tucupi que é produzido por eles mesmos (Crédito da foto: Tacacá do Renato).

Uma das principais comidas típicas do Pará é o tacacá, prato indígena consumido quente, na cuia, que fortalece a tradição cultural amazônida e desperta memórias afetivas. Os ingredientes são o tucupi (caldo extraído da mandioca), os camarões, o jambu e a goma, também da mandioca.


Em Belém, o restaurante Tacacá do Renato está no mercado desde 1997. O estabelecimento fabrica o próprio tucupi, que, segundo os donos, Renato Souza e Conceição Souza, é um ingrediente essencial da culinária paraense, e por isso deve ser feito com capricho.

Conceição Souza e Renato Souza, fundadores e donos do Tacacá do Renato (Crédito da foto: Tacacá do Renato).

Outros pratos produzidos no local são o arroz de pato, o arroz paraense, o pato no tucupi, o caruru, o vatapá, a maniçoba, o bolo de macaxeira, o mingau de milho e os salgados tradicionais paraenses, como a unha de caranguejo.


A gastronomia paraense é uma tradição que se iniciou há 50 anos na família Souza. "Aprendemos tudo com a mãe do Renato, Dona Benedita Souza, que ficou no ramo por muito tempo. Infelizmente, ela faleceu ano passado, aos 83 anos", afirmou Conceição, que é uma das chefs de cozinha do restaurante e estudou gastronomia para aperfeiçoar o que já tinha aprendido com Dona Benedita.


Toda a família, afirma Conceição, trabalha no ramo de comidas típicas, filhos e netos de Dona Benedita, cada um com seu ponto de venda espalhado na cidade. A primeira unidade criada foi o carrinho que fica localizado no bairro Marco. De acordo com Conceição e Renato, é o local que mais vende. Em seguida, surgiram as unidades do bairro Reduto e da Praça Brasil.


"Gostamos do que fazemos e criamos os nossos dois filhos, Igor e Hiago, com a venda das comidas. Agora ensinamos a eles, que já trabalham conosco. Temos muito orgulho do que construímos. Os nossos clientes falam que somos o melhor da cidade. Oro a Deus para que continue nos abençoando", comemora Conceição.



bottom of page