Umari guarda rico valor nutricional

Apesar de pouco consumido no Pará, fruto amazônico faz muito bem para a saúde

Com uma área de 5,5 milhões de quilômetros, a floresta Amazônica, famosa por sua grande biodiversidade, tem em sua flora vários frutos exóticos que ainda são pouco conhecidos pelos paraenses. Um exemplo é o umari, também chamado de mari, cujo nome científico é Poriqueiba Sericeia Tul. O fruto é mais encontrado em Manaus, e é consumido geralmente em sua forma natural. A coloração dele pode ser roxa ou amarela.

Nutricionista paraense especialista em nutrição esportiva e estética, Ingrid Ramos conhece o potencial da fruta. “É um alimento que quase ninguém conhece, mas é um fruto riquíssimo, maravilhoso para a saúde. Serve como expectorante e para tratamento de obesidade. O umari é muito interessante, bem oxidante mesmo, e eu acho que ele deve ser mais estudado e que a população paraense precisa conhecer mais”, afirmou.

Para Ingrid Ramos, o umari deve ser mais conhecido pelos paraenses (Crédito da foto: Cristina Carvalho).

Para a nutricionista, o umari tem alto valor nutricional por ser rico em vitaminas, fibras, carboidratos e proteínas. Tanto a polpa quanto o caroço dele fornecem óleos comestíveis. “Ele tem bastante vitamina E, conhecida como a vitamina da vida e da juventude, já que é uma das responsáveis pela neutralização dos radicais livres na pele. É rico também em antioxidantes, que ajudam o corpo a resistir aos efeitos nocivos dos radicais livres. É essencial no combate à deficiência de vitamina A, que pode levar à cegueira e aumentar as infecções virais”, explicou Ingrid.

A fibra presente no umari é altamente eficiente e contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo, informa a nutricionista, além de ajudar na diminuição do risco de diabetes e de doenças cardíacas. De acordo com ela, outro benefício do umari é no combate à tosse, por nele haver glicosídeos sulfurados, que têm efeito expectorante e podem ser úteis no tratamento da bronquite crônica e da tosse.

Embora o fruto não seja fácil de encontrar, é uma boa sugestão para a sobremesa. Ingrid recomenda uma receita de pudim de umari:


Ingredientes: Para o pudim 1 lata de leite condensado ½ colher de amido de milho (maisena) ½ copo de sumo de umari 4 ovos casca de limão (1 tira c/ cerca de 4 cm) Para o caramelo 1 chávena | xícara (chá) de água 1,5 chávena | xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo: Para obter o sumo do umari, bata a polpa do fruto no liquidificador com ½ copo de água e coe, de forma que o sumo não fique tão concentrado.

Com a batedeira, bata, durante 3 minutos, o leite condensado, o sumo do umari, os ovos e o amido de milho.

Acrescente a tira da casca de limão e mexa, retirando-a em seguida.

Leve a água e o açúcar a ferver, em fogo moderado, até formar uma calda em ponto de caramelo e coloque na forma do pudim.

Coloque o preparado do pudim na forma e cozinhe em banho-maria durante 45 minutos.