top of page

Ajuru: a frutinha exótica das praias

Sabor exótico, adstringente, estimulante sexual e pouco explorado pelos paraenses, o ajuru é uma frutinha de origem africana, precisamente do Senegal. Facilmente a encontramos em regiões de praias nos meses de agosto e setembro.


O ajuru tem o formato redondo e a textura de esponja, sabor adocicado e é consumido pelos paraenses in natura. Sua comercialização é feita por nativos para turistas que visitam as praias, dentro de paneiros ou envolvidos em folhas.


Sabe-se também que em outras regiões o nosso ajuru é conhecido como guajuru e comercializado no formato de geleias e compotas. Seu sabor e equilibrado com ervas.


Há décadas, quando a virgindade era um tabu, o ajuru ficou conhecido como a "casca da virgindade", por possuir uma propriedade capaz de refazer o canal vaginal que porventura estivesse violado. Ou seja, um adstringente natural. Não somente um restituidor de virgindade, o ajuru ainda é usado por ribeirinhos como remédio para doenças infecciosas e cicatrizante natural.

Posts recentes

Ver tudo

Gengibirra, a bebida exótica e misteriosa

Gengibirra é uma espécie de cerveja artesanal que tem o gengibre como ingrediente base misturado ao açúcar ou mel, fermento de pão, água e ácido tartárico. Geralmente saborizada com alguma fruta. A ma

bottom of page