top of page

Araçá, fruto amazônico que conquista paladares

Conheça o araçá, fruto semelhante à goiaba e rico em vitaminas

Crédito da foto: Divulgação.

Rico em vitamina C, de baixa caloria e com vários benefícios à saúde, o araçá é um dos frutos típicos da região Norte. Da mesma família da jabuticaba e da goiaba, o fruto pode ser consumido in natura ou em receitas como sucos, cremes, licores e sorvetes, por exemplo. 


Conhecido como Araçá-amarelo, Araçá-Vermelho, Araçá-do-Campo, Araçá-comum, Araçá-da-praia, Araçá-de-coroa, Araçá-de-comer e Araçá-rosa a principal diferença entre os tipos do fruto é o tamanho, sendo o Araçá-amarelo o maior. Além disso, as folhas, as árvores, a coloração e o sabor das variedades são diferentes também, o Araçá-amarelo, por exemplo, é menos doce que o Araçá-vermelho.


Do tipo baga, o araçá, da família Myrtaceae, tem casca lisa e com cor da polpa esbranquiçada que reúne o doce e o ácido. No tupi, o fruto significa planta que tem olhos. Semelhante à goiaba, o araçá é muito consumido no estado. Veja abaixo a receita que trouxemos para você:


Creme de araçá


Ingredientes

300ml de leite 

2 caixa de creme de leite

1 lata de leite condensado

3 claras

3 araçás

Folhas de hortelã 

1 pacote de biscoito maisena


Modo de preparo 

Bata o creme de leite, os araçás e o leite condensado em um liquidificador. Com a mistura já homogênea, despeje em uma forma e em seguida acrescente uma camada de biscoito molhada ao leite, intercale até que finde. Em seguida, bata as claras até o ponto de neve e espalhe em cima do creme. Prontinho. Agora é só finalizar com as folhas do hortelã e saborear!!

Comments


bottom of page