top of page

Bacuri sai da região amazônica e conquista o Brasil

Fruto desperta o interesse do mundo gastronômico e até da indústria farmacêutica

O bacuri é uma fruta típica da região amazônica e vem do bacurizeiro, encontrado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, do Marajó ao Amazonas até chegar no Piauí. A árvore, que pode chegar a medir até 40 metros de altura, frutifica no período de junho a janeiro.


"O centro de produção do bacuri é o Estado do Pará, pois é onde se concentra a maior parte das árvores. Na gastronomia paraense a fruta já é usada há muito tempo, em sucos, cremes, sorvetes, geleias etc. Porém, no restante do Brasil e do mundo, foi descoberta recentemente e está ganhando espaço por ser saborosa", informou o chef Márcio André Calil. Segundo Márcio, o bacuri está sendo usado não apenas na gastronomia, mas também pela indústria de cosméticos.


De acordo com pesquisas feitas pelo Ministério da Saúde do Brasil, a polpa agridoce do bacuri possui potássio, ferro, carboidratos, fibras e as vitaminas B1, B2, B3 e C. Além disso, o óleo extraído da semente da fruta pode ser utilizado como anti-inflamatório e cicatrizante.


Para o chef, um fator que não deixou o bacuri deslanchar mais cedo foi o fato de as pessoas enxergarem o bacurizeiro como uma árvore cuja madeira era apropriada para construir embarcações e casas. Por isso, o fruto não era explorado comercialmente. "Outro fator é que a maior parte do plantio e da venda do bacuri é feita de forma caseira, o que faz com que a fruta seja pouco comercializada", explicou Márcio André.


Uma das frutas mais consumidas na casa de Suellen Cristo, estudante, é o bacuri, seja em forma de suco, creme ou sorvete. A estudante tem uma receita de creme que faz sempre que possível, batendo no liquidificador a polpa do bacuri junto com duas caixas de creme de leite, uma de leite condensado e uma colher de sopa de açúcar, para cortar o sabor azedo da fruta.


Após colocar o creme num recipiente e antes de colocar no congelador, Suellen quebra biscoitos recheados de chocolate e joga por cima. "A combinação do bacuri com o chocolate é perfeita. É uma receita superfácil e saborosa. Com o nosso clima quente, o geladinho cai muito bem", afirmou.


Por Ana Luiza Imbelloni.

Comments


bottom of page