top of page

Buriti, além de saboroso, é rico em vitaminas

Produção em destaque no Pará, o fruto possuí inúmeros benefícios à saúde

Crédito da foto: Divulgação.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a Produção de Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) de 2019, o estado do Pará é destaque nacional na produção de buriti. O município que mais produziu o fruto foi Igarapé-Miri, localizado no nordeste do estado, que fornece cerca de 220 toneladas do fruto.


Benefícios do fruto


O buriti é um fruto nativo da região do cerrado, pantanal e Amazônia. Sua árvore é parecida com uma palmeira e pode chegar a 30 metros de altura. O fruto dá em cachos e tem a cor avermelhada por fora e amarelada por dentro.


O fruto possui inúmeros benefícios para a saúde, que vão desde as vitaminas, até o óleo para tratamento da pele, como explica a nutricionista Danielle Farias. “Por ser amarelo, alaranjado e avermelhado, ele tem muita pró vitamina A e carotenoides que são precursores da vitamina A, que auxilia na visão, por exemplo”, disse a nutricionista.


Além da vitamina A, o fruto do buriti possui vitaminas B, C e também os chamados ácidos graxos, que auxiliam na remoção de partículas indesejáveis no sangue. O buriti tem a mesma capacidade do óleo de azeite na atuação da limpeza na corrente sanguínea. Se comparado com a cenoura, que também é conhecida pela alta quantidade de vitamina A, o buriti chega a ter 8 vezes mais a mesma vitamina, por isso é interessante consumi-lo para a proteção da pele.


Na região amazônica, o fruto é consumido normalmente apenas descascado e com farinha, mas a nutricionista informa que há diversas outras formas de consumo, como: bolos, geleias, compotas e cremes. “O buriti é um alimento extremamente rico, em que em torno de 100 gramas tem apenas 100 calorias, então não é um alimento hipercalórico”, informou.

Trouxemos uma receita com o fruto. Veja abaixo as instruções, faça e saboreie essa delícia.


Receitas de mousse de buriti


INGREDIENTES

2 xícaras de buriti

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1/2 lata de leite

1/2 gelatina sem sabor


MODO DE PREPARO

Dissolver a gelatina em 60 ml de água e separar. Bater o leite condensado e o creme de leite primeiro, depois misturar o leite com a gelatina e colocar no liquidificador. Por último, a polpa de buriti. Colocar em uma vasilha e levar para a geladeira durante uma hora. Servir gelado.


bottom of page