top of page

Aprenda a fazer casquinha de caranguejo

Com uma mistura de sabores e texturas únicas, a casquinha de caranguejo é um dos pratos mais apreciados pelos paraenses e pode ser preparada de maneira fácil e deliciosa em casa.

Crédito da foto: Divulgação.


A gastronomia paraense é conhecida por suas receitas autênticas e ricas em sabores que misturam influências indígenas, africanas e europeias. Entre os pratos mais tradicionais e apreciados pelos paraenses, está a casquinha de caranguejo, uma iguaria que une frutos do mar frescos, temperos típicos e uma mistura de texturas que conquista paladares.


A casquinha de caranguejo é um prato versátil, que pode ser servido como petisco ou como acompanhamento de pratos principais. Para prepará-la, são necessários poucos ingredientes, mas o segredo está no preparo cuidadoso e na escolha de caranguejos frescos e saborosos.


Para fazer a casquinha de caranguejo em casa, é preciso ter em mãos os seguintes ingredientes:


12 casquinhas de caranguejo limpas e cozidas

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

2 tomates picados

1 pimentão verde picado

1 pimenta de cheiro picada

1/2 xícara de coentro picado

1/2 xícara de azeite de dendê

1/2 xícara de leite de coco

Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo:


Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite de dendê até dourar.


Adicione o tomate, o pimentão e a pimenta de cheiro e refogue por mais alguns minutos.


Acrescente o caranguejo, o coentro e o leite de coco e misture tudo.


Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.


Coloque a mistura nas casquinhas de caranguejo e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até que estejam douradas e crocantes por cima.


A casquinha de caranguejo pode ser servida quente, acompanhada de limão e farofa de dendê, ou fria, como uma entrada refrescante nos dias quentes de verão. O importante é saborear essa iguaria típica da culinária paraense, que é uma verdadeira viagem gastronômica pelos sabores da Amazônia.


Comentarios


bottom of page