top of page

Conheça a pupunha: fruta versátil e nutritiva

Você conhece a pupunha? Fruto marvilhoso para acompanhar aquele cafezinho

Crédito da foto: Divulgação.

A pupunha é uma fruta originária da Amazônia, que vem ganhando cada vez mais espaço na culinária e na agricultura do Brasil. Com seu sabor suave e textura macia, essa fruta tem sido explorada em diversas receitas, desde pratos salgados até sobremesas.


A pupunha é uma fruta em formato oval, com casca marrom-avermelhada e polpa amarela ou branca. Sua polpa é rica em nutrientes como vitaminas A, C e do complexo B, além de apresentar propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A fruta também é uma excelente fonte de fibras e minerais, como cálcio, ferro e fósforo.


Além de seu valor nutricional, a pupunha tem grande importância econômica para a região amazônica, onde é cultivada principalmente por pequenos produtores. A fruta é bastante versátil e pode ser utilizada em diversas receitas, desde pratos salgados, como arroz, saladas e ensopados, até doces, como bolos, tortas e sorvetes.


Outra forma de aproveitar a pupunha é através de seus palmitos, que são bastante apreciados na gastronomia. O palmito de pupunha é mais macio e suave do que o palmito convencional, e pode ser consumido tanto cru, em saladas, quanto cozido, refogado ou grelhado.


Apesar de ser uma fruta tão rica e versátil, a pupunha ainda é pouco conhecida fora da região amazônica e enfrenta desafios para sua comercialização e valorização. Para enfrentar esses desafios, algumas iniciativas têm surgido, como feiras de agricultura familiar que valorizam produtos locais, e projetos de desenvolvimento sustentável que incentivam a produção da pupunha e de outras frutas típicas da região.


Com seus benefícios nutricionais e econômicos, a pupunha vem conquistando cada vez mais admiradores e se tornando um símbolo da riqueza e diversidade da Amazônia brasileira.



Veja abaixo uma receita deliciosa com pupunha:


Torta salgada de pupunha


Ingredientes


1 xícara de palmito pupunha picado

1 cebola média picada

2 dentes de alho picados

1 colher de sopa de azeite

1 xícara de leite

2 ovos

1 xícara de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

Sal e pimenta a gosto

Queijo ralado a gosto


Modo de preparo


Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite até dourar.


Adicione o palmito pupunha picado e refogue por mais alguns minutos.


Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve.


Em um liquidificador, bata o leite, os ovos, a farinha de trigo e o fermento em pó até formar uma massa homogênea.


Acrescente o palmito pupunha refogado à massa e misture bem.


Despeje a mistura em uma forma untada e enfarinhada.


Polvilhe queijo ralado a gosto por cima da torta.


Leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 30 a 35 minutos, ou até que a torta esteja dourada e assada por completo.


Sirva quente ou fria, acompanhada de uma salada ou como preferir.


Essa torta salgada é uma ótima opção para um lanche ou para um almoço leve. A pupunha confere um sabor suave e agradável à receita, e combinada com o queijo ralado, fica simplesmente deliciosa. Bom apetite!


bottom of page