top of page

Conheça os benefícios da Castanha do Pará

Além de saboroso, o fruto é rico em nutrientes

Crédito da foto: Divulgação.

A castanha do Pará, também conhecida como castanha-do-brasil, é uma das mais ricas fontes de selênio do planeta, além de possuir outros nutrientes importantes para a saúde. Com sua casca dura e formato arredondado, ela é uma das principais riquezas da região amazônica e é muito consumida tanto in natura quanto em preparações culinárias.


A castanha do Pará é originária da floresta amazônica e é colhida de forma sustentável por comunidades ribeirinhas e indígenas que dependem dessa atividade para sua subsistência. Ela é um importante produto de exportação para o Brasil, sendo responsável por movimentar a economia de diversos estados da região Norte.


O consumo da castanha do Pará traz diversos benefícios à saúde. Além de ser rica em selênio, um mineral que atua como antioxidante e protege o corpo contra o envelhecimento precoce, ela também é fonte de gorduras boas, fibras, proteínas, vitaminas e minerais. A castanha do Pará pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, reduzir o colesterol ruim, melhorar a saúde cerebral e fortalecer o sistema imunológico.


Além de seu valor nutricional, a castanha do Pará também é bastante versátil na cozinha. Ela pode ser consumida in natura como um lanche saudável, adicionada a receitas de pães, bolos e tortas, ou ainda como ingrediente em pratos salgados, como saladas e risotos. Seu sabor característico é bastante apreciado e faz sucesso em todo o mundo.


No entanto, apesar de seus muitos benefícios, a castanha do Pará também possui algumas contraindicações. Pessoas com alergia a nozes devem evitar seu consumo, assim como aquelas com problemas renais, já que o excesso de selênio pode ser tóxico.


Em resumo, a castanha do Pará é uma fruta muito valorizada na região amazônica e em todo o mundo, tanto por seu valor nutricional quanto por seu sabor característico. Seu consumo traz inúmeros benefícios à saúde, mas é importante respeitar suas contraindicações e consumi-la de forma equilibrada.



Veja abaixo uma receita deliciosa usando a castanha do Pará:


Bolo de Castanha do Pará


Ingredientes


1 xícara de castanhas do Pará picadas

2 xícaras de açúcar

1 xícara de óleo

4 ovos

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

1 pitada de sal


Modo de preparo


Preaqueça o forno a 180°C.

Em um liquidificador, bata as castanhas do Pará até que fiquem em pedaços pequenos.

Adicione o açúcar, óleo e os ovos, e bata até obter uma mistura homogênea.

Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o fermento em pó e a pitada de sal.

Adicione a mistura líquida da batedeira na tigela com a farinha e misture tudo até que fique homogêneo.

Adicione as castanhas do Pará picadas na massa e misture delicadamente.

Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno por cerca de 40 a 50 minutos, ou até que o bolo esteja dourado e ao espetar um palito no centro do bolo ele saia limpo.

Retire do forno e deixe esfriar antes de servir. Você pode decorar o bolo com mais castanhas do Pará picadas ou polvilhar açúcar de confeiteiro por cima. O sabor da castanha do Pará fica bem evidente nessa receita e é uma ótima opção para quem gosta de bolos diferentes e saborosos. Bom apetite!

bottom of page