top of page

Descubra o sabor único da rara fruta sabota Solimões

Benefícios à saúde e uma receita deliciosa

Crédito da foto: Edilson Giacon.

A fruta sabota Solimões é uma rara e deliciosa fruta encontrada na região amazônica do Brasil. Pouco conhecida fora da região, a sabota Solimões é uma fruta que merece destaque por seu sabor único e seus benefícios à saúde.


Também conhecida como "sabota-do-solimões" ou simplesmente "sabota", a fruta é originária das margens do Rio Solimões, que nasce na Cordilheira dos Andes e atravessa a região norte do Brasil. A sabota é um fruto pequeno, com cerca de 3 a 4 centímetros de diâmetro, e sua casca é verde escura, com uma textura áspera e pequenos espinhos.


A polpa da fruta é suculenta e doce, com um sabor que lembra uma mistura de morango, goiaba e maçã. Além de ser deliciosa, a sabota é rica em nutrientes e antioxidantes, tornando-se uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável.


De acordo com especialistas, a fruta é rica em vitamina C, potássio, cálcio, ferro e fósforo, além de conter antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce e prevenir doenças crônicas, como o câncer e as doenças cardíacas.


Apesar de ser uma fruta rara e pouco conhecida, a sabota Solimões tem despertado o interesse de chefs e gastrônomos que buscam novos sabores e ingredientes na culinária brasileira. A fruta pode ser consumida in natura, mas também é uma ótima opção para sobremesas, geleias, sorvetes e sucos.


No entanto, a sabota Solimões ainda enfrenta desafios para se tornar uma fruta mais popular e acessível. A produção da fruta é limitada, devido à sua natureza selvagem e ao fato de que a planta só cresce em locais específicos da região amazônica.


Além disso, a sabota Solimões é uma fruta frágil, que precisa ser manuseada com cuidado e transportada em condições especiais para não estragar. Esses fatores acabam encarecendo o preço da fruta e dificultando sua distribuição em larga escala.


Mesmo assim, a sabota Solimões continua encantando quem tem a oportunidade de prová-la e descobrir seus sabores e benefícios à saúde. Essa fruta única e especial merece ser mais valorizada e difundida para que possa ser apreciada por mais pessoas em todo o Brasil e no mundo.



Veja uma receita simples e deliciosa que destaca o sabor único da fruta sabota Solimões:


Sorvete de Sabota Solimões


Ingredientes


1 xícara de polpa de Sabota Solimões (cerca de 8 a 10 frutas)

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1/2 xícara de leite integral

1 colher de chá de extrato de baunilha

Cubos de gelo


Modo de preparo


1 Comece cortando as sabotas Solimões ao meio e removendo as sementes com a ajuda de uma colher. Retire a polpa das frutas e reserve em uma tigela.


2 Em um liquidificador, bata a polpa de sabota Solimões com o leite condensado, o creme de leite, o leite integral e o extrato de baunilha até obter um creme homogêneo.


3 Adicione alguns cubos de gelo ao liquidificador e bata novamente até que o sorvete fique cremoso e gelado.


4 Despeje o sorvete em um recipiente com tampa e leve ao freezer por pelo menos 4 horas ou até que esteja completamente congelado.


5 Sirva o sorvete de sabota Solimões em bolas individuais e decore com algumas fatias finas da fruta ou com uma folha de hortelã.


Essa receita é uma ótima maneira de experimentar a sabota Solimões em uma sobremesa deliciosa e refrescante! Aproveite o sabor único dessa fruta amazônica e surpreenda seus amigos e familiares com esse sorvete caseiro.


bottom of page