top of page
Foto do escritorAna Luiza Imbelloni

O acarajé com um toque paraense

Brenda Araújo, dona do Acarajé da Brendinha, conta que está desenvolvendo um prato que combina acarajé com tacacá


Crédito da foto: Arquivo pessoal.


O acarajé, conhecido como símbolo da Bahia, é um dos pratos típicos afro-brasileiros mais saborosos e populares no país. De acordo com a Fundação Cultural Palmares, a receita chegou ao Brasil vinda do Golfo do Benim, na África Ocidental, sendo uma das heranças trazidas pelos africanos na época da escravidão. 


Preparado com um bolinho de feijão fradinho frito em azeite de dendê e recheado com vatapá baiano (receita feita com leite de coco, castanha de caju, amendoim e camarão), vinagrete e camarão, o acarajé pode ser servido “quente” (com bastante pimenta) ou “frio” (com pouca pimenta). 


Crédito da foto: Arquivo pessoal.


Brenda Araújo, dona do estabelecimento Acarajé da Brendinha (@acarajedabrendinha), é paraense, mas foi criada sob os ensinamentos gastronômicos da avó baiana, Dona Lourdes, especialista em culinária baiana. “Sempre digo que por minha família ser baiana tenho dendê em uma veia e açaí em outra”, brinca. 


Segundo Brenda, a empresa tem por objetivo levar através dos acarajés e outras delícias baianas um pouco dessa culinária tão rica e arretada que é a da Bahia. “Aqui, fazemos você se sentir na terra do acarajé por meio de nossas receitas de família que foram passadas de geração para geração”, afirma a cozinheira. 


Crédito da foto: Arquivo pessoal.


No Acarajé da Brendinha, os clientes passam por uma verdadeira experiência gastronômica baiana. Além dos acarajés, nomeados no cardápio em homenagem a cidades da Bahia, são servidos também abarás, bolinho de feijão fradinho cozido à vapor e servido na folha de bananeira; bolinho de estudante, iguaria feita de tapioca granulada, coco ralado, açúcar e canela; e outras delícias. 


Brenda conta que em breve haverá novidades no cardápio. “No momento estamos com um produto com um toque regional do Pará em desenvolvimento. Não posso dar grandes detalhes, pois criar uma mistura de acarajé com tacacá não é fácil", diz ela. 


O Acarajé da Brendinha está localizado na rodovia Mário Covas, dentro do Residencial Mário Covas, no bloco 3. Além desse ponto, Brenda atende também por delivery e em eventos particulares.

Comments


bottom of page