top of page

Abiu: saborosa fruta regional de polpa gelatinosa

Conheça o abiu, deliciosa fruta paraense

Crédito da foto: Divulgação.

De polpa gelatinosa e adocicada, o abiu faz parte das deliciosas frutas típicas paraenses. Rico em vitaminas e sais minerais, pode ser comido in natura e é muito usado para receitas de sobremesas e sucos.


De flores brancas e pequenas, a Pouteria Caimito ou Lucuma Caimito, nomes científicos da árvore do abiu, cresce facilmente em climas tropicais, pode chegar a até 20 metros e dá frutos praticamente o ano todo, mas especialmente no verão. O fruto nasce verde escuro e vai mudando para verde amarelado até que fique totalmente amarelo, apontando que está maduro e pronto para colheita e consumo. Quando a cor da fruta fica dourada escura, é porque já está muito madura.


Nativo da Mata Atlântica costeira do Brasil e da Amazônia Central, o abiu também é conhecido por outros nomes como: abieiro, abiurana, abiurana-acariquara, abiorama abio, guapeva e cabo-de-macho. Sua casca é lisa e em seu interior há de uma a quatro sementes lisas e pretas.


Gostoso, o fruto também é usado para finalidades medicinais. Veja abaixo uma receitinha deliciosa com abiu:


Suco de Abiu


Ingredientes


1 litros de água

½ polpa de abius

Açúcar ou adoçante


Modo de preparo


Após lavar os abius, corte-os para retirar a polpa. Em seguida, coloque a polpa no liquidificador, água e um pouco de açúcar ou adoçante. Bata até que fique homogêneo. Prontinho. Agora é só servir.


Você já comeu abiu? Se sim, envie para a gente como foi sua experiência!!!


Commenti


bottom of page