top of page

Abricó: in natura ou em receitas, uma delícia paraense

Conheça o abricó-do-pará, fruta típica da região norte

Crédito da foto: Divulgação.

De cor que vai do amarelo ao alaranjado, o abricó é uma das frutas típicas da Amazônia e muito comum no estado do Pará. Grande, duro e com muita massa, sua polpa é suculenta e pode ser comida tanto in natura quanto em utilização de receitas como doces, mousses, bolos, geleias, sucos, etc.


A árvore do abricó (Mammea Americana) pode chegar até 21 metros de altura e suas folhas são grandes e podem chegar a mais de 10 cm. O fruto também é conhecido como abricó-do-pará, abricoteiro, abricóselvagem e abricó-de-são-demingos. Além de deliciosa, a fruta é rica em vitaminas e usada na fabricação medicinal.


O fruto, que tem formato arredondado com até 22cm de comprimento e 4 kg, teve origem nas Índias Ocidentais e América Central e sua colheita no Brasil pode ser feita durante todo o ano, mas com predominância no segundo semestre. Veja abaixo uma receitas com uso de abricó que separamos para você:


Geléia de abricó


Ingredientes


Abricó

Açúcar

Água


Modo de preparo


Corte a polpa do abricó em pedaços pequenos. Coloque os pedaços em uma panela e adicione um copo de açúcar. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar. Caso comece a grudar na panela, coloque pequenas quantidades de água. Quando a mistura ficar consistente, desligue o fogo. Dura em torno de 20 minutos. Assim que retirar do fogo, coloque em uma vasilha e coloque na geladeira por uns 30 minutos. Pronto. Agora é só servir.


bottom of page