top of page
Foto do escritorGastronomia Paraense

Banana pacova: a musa das deliciosas receitas

Conheça a banana pacova, também chamada de banana da terra

Crédito da foto: Divulgação.

Muito usada em receitas, a banana pacova é uma das frutas regionais que ganha destaque no estado. Superior no tamanho quando comparada às bananas comuns, uma das formas de consumo da banana pacova é cozida ou frita.


A Musa paradisiaca, nome científico da banana pacova, é rica em amido e quanto mais estão amarelas, às vezes até já com a casca preta, mais doces são. Quando estão com a casca verde, estão menos doces e mais firmes, ideal para uso em receitas de salgados.


Diferente das demais bananas, a banana pacova contém mais amido e menos açúcar, a casca dela é mais dura também. Conhecida como banana da terra, banana-pacobeira, banana pacovão, banana-pacava, banana-pacarira grande e banana-pacobuçu, a fruta é muito usada na preparação de pratos típicos.


De formato alongado, podendo variar na forma, dependendo do cultivo, quando imatura, a banana pacova fica na cor verde, mas quando madura fica amarela ou vermelha. Seu formato é alongado, podendo variar muito na forma, dependendo da variedade de cultivo.


A banana pacova, do tupi pa'kowa, que significa "folha de enrolar", formam-se em cachos na parte superior dos "pseudocaules", que nascem de um verdadeiro caule subterrâneo (rizoma ou cormo) cuja longevidade chega a 15 anos ou mais. Depois da maturação e colheita do cacho de bananas, o pseudocaule morre (ou é cortado), dando origem, posteriormente, a um novo pseudocaule.


Veja a receita que trouxemos para você:


Banana da terra temperada crocante*


Ingredientes

3 bananas da terra maduras

1 colher de sopa de azeite

1 colher de café rasa de curry

1 colher de café rasa de páprica defumada

1 pitada de sal


Modo de preparo

Descasque as bananas, corte-as em rodelas (da largura de 1 dedo), coloque numa vasilha, adicione todos os outros ingredientes, misture tudo. Depois espalhe-as numa tabuleiro untado e leve ao forno por 30 minutos.




*Receita: Blog da Gê.


Comments


bottom of page