top of page

Brigadeiro, delícia que toca o coração

Tradicional ou gourmetizado, o doce mais querido dos brasileiros

concentra sabor e afeto

O brigadeiro é o doce mais querido das comemorações brasileiras/Foto: Mara Batista do Carmo

O brigadeiro é o doce que mais faz sucesso nas festas de aniversário. Feito da mistura de manteiga, leite condensado e chocolate, é uma delícia genuinamente brasileira. Criado há aproximadamente 70 anos, no Rio de Janeiro, pela doceira Heloisa Nabuco de Oliveira, o brigadeiro conquistou o país e está presente nos melhores momentos da vida. Tradicional ou gourmetizado, preparado com outros ingredientes no lugar do chocolate, o doce concentra sabor e afeto.


Mara Batista do Carmo é paulista, mas mora há 13 anos no Pará. Em fevereiro de 2020 ela abriu o próprio negócio, a Fábrica do Brigadeiro, loja especializada em doces. Além do tradicional, Mara faz brigadeiro de açaí, paçoca, cupuaçu, coco queimado, milho, limão, romeu e julieta, churros, entre outros. Tem também os brigadeiros recheados com vários tipos de chocolate. “Sempre gostei de preparar doces e sobremesas para a família. Quando passamos por dificuldades financeiras, tive que buscar outra fonte de renda, o que deu supercerto, e o amor pelos brigadeiros e por esse trabalho só cresce”, comemorou.


Para Mara, o brigadeiro é uma marca registrada de qualquer comemoração. “Hoje eu vejo que o nosso brigadeiro faz muito sucesso por ter preço justo, qualidade e ser 100% artesanal, o que faz chegar com um melhor sabor na mesa do cliente. O sucesso é tanto que temos clientes em Portugal, nos EUA e no Egito, além de outros Estados do Brasil”, afirmou a doceira.


Ao fazer o brigadeiro, Mara explica que é necessário uma mistura de dedicação, paciência e amor. “Sou paulista e algo que identifiquei de diferente no Pará é que o paraense ama brigadeiros. Percebo isso pela grande quantidade de doces adquiridos em cada evento, e vejo que é o certo, pois festa com pouco brigadeiro não tem graça”, disse.


O brigadeiro e o chocolate sempre fizeram parte da vida de Ariel Torres/Foto: arquivo pessoal

O brigadeiro sempre esteve presente na vida da engenheira Ariel Torres, de 24 anos, pois ela é apaixonada por chocolate. “Depois que eu aprendi a fazer sozinha, o brigadeiro se tornou rotina no meu cardápio. Ele sempre se torna uma opção por poder ser acompanhado de outras comidas, como pipoca. Eu adoro comer pipoca com brigadeiro, sempre faço maratona de filmes e séries com eles do lado. Também estou sempre fazendo brigadeiro para receber meus amigos. Quando estou sozinha, faço um prato cheio para me sentir acompanhada”, relatou.


Esse grande amor de Ariel surgiu em festas de aniversário, quando percebeu que o brigadeiro era o docinho que ela mais comia e gostava. “Eu amo chocolate, e é uma honra que o Brasil tenha uma sobremesa tão perfeita, prática e acessível. Por ser rápido e fácil de fazer, o brigadeiro acaba se tornando uma ótima opção de sobremesa para qualquer momento”, declarou.


Para fazer o brigadeiro perfeito, Ariel dá duas dicas que considera importantes: primeiro você precisa misturar todos os ingredientes antes de colocar no fogo, para que o doce fique com uma ótima consistência. A segunda dica é sempre colocar pelo menos uma colher de manteiga, porque ela realça o sabor do brigadeiro.

bottom of page