top of page

Delícia amazônica: Filhote assado na brasa

Descubra como preparar esse saboroso peixe amazônico e conheça mais sobre a cultura gastronômica paraense

Crédito da foto: Divulgação.


O Pará é um estado brasileiro conhecido por sua rica e diversa culinária, que é resultado da influência indígena, africana e portuguesa. Entre os pratos mais famosos da região, destaca-se o filhote assado na brasa, um peixe amazônico de sabor marcante e textura suculenta.


Para preparar essa iguaria típica do Pará, é preciso ter alguns ingredientes essenciais, como um filhote fresco e de boa qualidade, sal grosso, limão, pimenta-do-reino e folhas de bananeira para enrolar o peixe. Além disso, o segredo para o sucesso desse prato está no preparo na brasa, que deve ser feito com muito cuidado para não queimar o peixe.


Para começar, lave bem o filhote e tempere com sal, limão e pimenta-do-reino a gosto. Em seguida, enrole o peixe em folhas de bananeira e amarre com barbante, para que ele fique bem firme. Depois, leve o filhote à brasa, em uma grelha bem quente, e deixe assar por cerca de 30 a 40 minutos, virando de vez em quando para que ele asse por igual.


O resultado final é um filhote assado na brasa com um sabor incomparável, que conquista até mesmo os paladares mais exigentes. Esse prato pode ser acompanhado de diversas opções, como farofa de dendê, arroz branco, vinagrete ou mesmo salada de folhas.


O filhote assado na brasa é um dos pratos mais tradicionais e apreciados da culinária paraense, que representa toda a riqueza e diversidade da cultura gastronômica da região. Além disso, é uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável e saborosa, já que o peixe é uma fonte importante de proteínas e nutrientes.


Portanto, se você está em busca de novos sabores e experiências gastronômicas, não deixe de experimentar o filhote assado na brasa, um dos pratos mais autênticos e saborosos do Pará.


Ingredientes:


1 filhote fresco

Sal grosso a gosto

Suco de 1 limão

Pimenta-do-reino a gosto

Folhas de bananeira para enrolar

Barbante


Modo de preparo:


Lave bem o filhote e tempere com sal, limão e pimenta-do-reino a gosto.


Enrole o peixe em folhas de bananeira e amarre com barbante, para que ele fique bem firme.


Leve o filhote à brasa, em uma grelha bem quente, e deixe assar por cerca de 30 a 40 minutos, virando de vez em quando para que ele asse por igual.


Retire o filhote da brasa e retire as folhas de bananeira.


Sirva o filhote assado na brasa com acompanhamentos de sua preferência, como farofa de dendê, arroz branco, vinagrete ou salada de folhas.

Komentarze


bottom of page