top of page

Gastronomia e Solidariedade; amor através do alimento

Grupos usam a alimentação para fazer ações sociais que ajudam quem mais precisa

Voluntários preparando o Sopão Solidário (Crédito da foto: Arquivo pessoal).

A gastronomia está em tudo, especialmente no estender as mãos a quem tanto precisa. Sabendo disso, grupos de amigos se unem a favor do bem e, através do ato de comer, fazem ações sociais como a entrega de alimentos e distribuição de sopas.


Um desses exemplos é o Sopão Solidário, ação realizada por um grupo de amigos e que ocorre todos os sábados na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, na estrada do Maguari, em Ananindeua. A iniciativa surgiu desde o início da pandemia da covid-19 e permanece até hoje. “Resolvemos fazer algo pelas famílias que estavam com dificuldades. Começamos atendendo cerca de 50 pessoas, hoje já atendemos mais de 300. Toda a matéria prima da sopa é fruto de arrecadação. As doações são recebidas na própria paróquia. Contamos também com uma geladeira solidária que você pode depositar os alimentos na paróquia”, disse Árina Brito, nutricionista, cozinheira, e uma das idealizadoras do projeto, junto com Robson Barbosa, Maria das Graças Brito e uma grande corrente do bem e sem fins lucrativos.


O Sopão solidário acontece em parceria com o Instituto Raízes do Ananin e a Paróquia Santa Maria Mãe de Deus. “Hoje o Sopão Solidário é preparado por voluntários que vão e disponibilizam seu tempo”, detalhou Árina. Quem quiser contribuir com a ação social, basta levar suas contribuições até a Paróquia, ou entrar em contato através do perfil (@raizesdoananin), no Instagram.

Outro exemplo do amor pelo próximo é o Sopão entregue por Evaldo Fonseca, autônomo de 41 anos, às famílias carentes e moradores de rua dos bairros do Jurunas, Guamá e São Brás. Evaldo faz as doações desde 2020, ao lado da esposa Nilza Alfaia. “Sabendo da situação que a pessoa está passando e me ponho em seu lugar e penso que poderia ser eu”, expressou.

Evaldo e Nilza durante as dações do Sopão (Crédito da foto: Arquivo pessoal).

Desde o ano passado, o site Gastronomia Paraense passou a apoiar a ação de Evaldo, assim como tem feito com outros agentes do bem que levam amor através do alimento. “É importante saber que pessoas estão vendo nosso trabalho através do site Gastronomia Paraense e podem ter a confiabilidade do nosso trabalho e a importância da divulgação, assim como o retorno que a mídia nos pode proporcionar”, afirmou. Para ajudar no Sopão que Evaldo entrega é só entrar em contato com ele pelo número (91) 98586-0837.



Se você também faz parte de ações sociais, entre em contato conosco e compartilhe seu projeto para que possamos contribuir com a divulgação e algum apoio.


bottom of page