top of page

Gastronomia Paraense mostra encantos da Cozinha Mateira

Casa de farinha mecanizada e as belezas da Cozinha Mateira abrem a série de reportagens especiais do site

Rosiane Rodrigues e Idolo Giusti (Crédito da foto: Valdiney Batista).

Lançado em 28 de setembro de 2020, um dos projetos do site Gastronomia Paraense é uma série de reportagens especiais que visa mostrar encantos, belezas e potenciais do segmento gastronômico, e cadeias afins, do estado do Pará. Na abertura da série, o site convidou o especialista em Cozinha Mateira, Idolo Giusti Neto, para embarcar em uma viagem ao município de Tomé Açu para visitar a casa de farinha Quebec e compartilhar um pouco sobre os encantos da cozinha mateira.


A casa de farinha Quebec é a primeira da região a fabricar farinha artesanal de forma mecanizada e com capacidade para fazer mil quilos de farinha por dia. Na reportagem, que entra ao ar no dia 07 de janeiro, em nosso canal do YouTube e aqui no site, Ginelda Lima, fundadora do espaço, mostrou como as técnicas são realizadas.


Ídolo ficou fascinado com o lugar e aproveitou o insumo para fazer um prato com a cozinha mateira - técnica de cozinhar sem o uso de utensílios domésticos, comumente usada por escoteiros em acampamentos. Segundo Rosiane Rodrigues, fundadora do site, escolher a temática para abrir a série teve seus significados. “Conheci o ídolo no Festival Gastronômico de Canaã dos Carajás, município aqui do Pará, e quando ele me disse que atuava com cozinha mateira, fiz logo o convite para fazermos um conteúdo especial para o site, ele topou na hora. Fico feliz em termos feito as gravações semanas depois e em poder compartilhar o conteúdo final com os seguidores em breve”, disse.


Mostrar um pouco da riqueza da culinária da região foi de grande significado para a fundadora. “O Pará é um estado muito rico, por isso se torna impossível mostrar tudo de bom que existe em Tomé-Açu em apenas uma gravação, mas em breve o site volta ap município para as gravações do Tour pelo Pará e aí vamos poder compartilhar mais desse lugar incrível com as pessoas que nos acompanham em todo o mundo. Sou grata a Deus por ter vivenciado essa experiência ao lado de um expert na cozinha mateira, como o ídolo é, sem contar na simplicidade. Acredito que o pessoal vai curtir”, afirmou.


A reportagem especial chega no canal do YouTube do site, às 18h, do dia 07 de janeiro.

bottom of page