Vermelho, de polpa branca e doce, o jambo é uma das frutas predominante no Norte
Adocicado, macio e delicioso, o jambo é uma das frutas paraenses que agrada o paladar de quem o come. Com cores que variam entre o rosa, vermelho e roxo, o jambo é semelhante ao formato da pêra e tem polpa branca e esponjosa.
Em sua maioria, o jambo (Syzygium Jambolanum) é consumido in natura, mas também usado em receitas, como o doce de jambo, que deixaremos a receita aqui para você. Com folhas verde-escuras, grandes, lisas e brilhosas, e flores de cheiro muito agradável, o fruto é rico em vitaminas.
Originário da Ásia, além do Pará, e demais estados do Norte, o jambo também pode ser encontrado nas regiões Nordeste e Sudeste do país, e nessas regiões é conhecido por outros nomes como joão-bolão, brinco de viúva, guapê ou baga-de-freira. O pé da fruta pode chegar até 20 metros de altura e é comum que, em algumas regiões do estado, as pessoas façam bancos de madeiras embaixo do pé para se reunirem e conversarem debaixo da sombra feita.
Veja abaixo a receita do Doce de jambo:
Ingredientes
Jambos
Açúcar
Água
Modo de preparo
Corte os jambos e coloque-os em uma panela. Acrescente uma quantidade generosa de açúcar e deixe repousar entre 10 a 20 min. Em seguida, leve ao fogo, mexa e deixe ferver por uns três minutos. Acrescente água aos poucos e mexa por 20 minutos até que a calda fique grossa. Prontinho. É só esperar esfriar e servir.
Comments