1/19
Banner Site .png

Pupunha oferece nutrientes fundamentais

A fruta, consumida geralmente de forma natural e cozida, é rica em fibras, minerais e vitaminas

Crédito da foto: Divulgação.

Pequena, de cor laranja, saborosa e rica em nutrientes fundamentais, a pupunha é uma fruta da região amazônica que os paraenses não dispensam no café da manhã e no café da tarde. A forma mais comum de consumo é in natura, cozida em água e sal, sempre acompanhada de café preto. Ela também pode ser consumida em forma de doces, geleias, pastas e cremes.


Para a nutricionista Tayana Vago, a pupunha é um dos alimentos mais típicos da nossa culinária. "É cultura paraense no maior sentido da palavra. Desde o típico café da tarde até nas preparações mais refinadas, a fruta traz sabor e relevância nutricional", afirmou.


A pupunha, segundo a nutricionista, é rica em fibras, o que dá saciedade e auxilia na regulação intestinal, além de ser boa fonte de vitamina A, C e antioxidantes, conferindo papel, respectivamente, na saúde ocular, no sistema imunológico e na defesa antioxidante de modo geral, o que combate o envelhecimento das células e ajuda na proteção do corpo contra doenças.


A fruta também oferece minerais como o ferro, indicado para o coração; o potássio, bom para os músculos; e o cálcio, que faz bem aos ossos. Ufa, diante de tanta gostosura e benefícios, agora deu até água na boca de tomar um cafezinho com pupunha!!!