top of page

Taperebá: fruta que conquista paladares pelo Brasil

Com sabor marcante, o fruto é usado em muitas receitas

Crédito da foto: Reprodução/RALANDOAPANELA)

Com um sabor doce e refrescante, o taperebá é uma fruta típica da região amazônica que tem ganhado cada vez mais espaço nos mercados e nas mesas brasileiras. Originária da Amazônia, a fruta tem uma casca dura e espinhosa e sua polpa é amarelo-alaranjada, com uma textura cremosa e um sabor que lembra maracujá e manga.


O taperebá é rico em nutrientes como vitamina C, ferro e cálcio, e também possui propriedades medicinais que ajudam no combate à anemia, à diarreia e ao reumatismo. Além disso, a fruta também é uma excelente fonte de fibras, o que ajuda a regular o funcionamento do intestino e a aumentar a sensação de saciedade.


Nos últimos anos, o taperebá tem se tornado uma opção cada vez mais popular entre os consumidores que buscam alimentos saudáveis e nutritivos. A fruta pode ser consumida in natura, em sucos, sorvetes, geleias e outras preparações, e tem um sabor que agrada tanto a crianças quanto a adultos.


Apesar de ser mais comum na região Norte do Brasil, o taperebá já pode ser encontrado em feiras e supermercados de outras regiões do país. Algumas empresas também têm investido na produção de alimentos derivados da fruta, como geleias, sucos e até mesmo cervejas artesanais.


No entanto, apesar do potencial do taperebá como fonte de renda para os produtores locais da Amazônia, a produção ainda é limitada e a fruta ainda é pouco conhecida fora da região. Para promover o consumo da fruta e valorizar a cultura amazônica, é importante que haja um maior investimento na sua produção e comercialização em outras regiões do país.


O taperebá é uma fruta com muito potencial, tanto do ponto de vista nutricional quanto econômico. Ao valorizar e investir na produção da fruta, podemos promover a conservação da biodiversidade amazônica e oferecer aos consumidores um alimento saudável e delicioso.



Veja abaixo uma receita deliciosa com taperebá:


Sorvete de Taperebá


Ingredientes


500g de taperebá

1 lata de leite condensado

1 xícara de creme de leite fresco

1/2 xícara de açúcar

1/2 xícara de água

1 colher de sopa de suco de limão


Modo de preparo


Descasque e retire as sementes do taperebá e bata a polpa no liquidificador até formar um purê homogêneo.


Em uma panela, misture o açúcar e a água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até formar uma calda em ponto de fio.


Adicione a calda ao purê de taperebá e bata novamente no liquidificador. Reserve.


Em um recipiente, misture o leite condensado e o suco de limão.


Bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly e adicione à mistura de leite condensado com suco de limão, mexendo delicadamente.


Adicione o purê de taperebá à mistura de creme de leite e misture bem.


Coloque a mistura em um recipiente com tampa e leve ao congelador por pelo menos 4 horas, ou até que fique firme.


Sirva o sorvete de taperebá em taças individuais e decore com pedaços de fruta fresca.


Bom apetite!


bottom of page