top of page

Ajuru: fruta de polpa suculenta e sabor único

Conheça a fruta amazônica que conquista paladares com sua polpa macia

Crédito da foto: Gustavo Giacon.

A fruta ajuru é um tesouro pouco conhecido da Amazônia brasileira. Ela é nativa da região e cresce em árvores frondosas na floresta tropical úmida. A fruta é muito valorizada pelas comunidades locais por sua polpa suculenta e sabor único.


Embora pouco conhecida fora da Amazônia, a ajuru tem propriedades nutricionais impressionantes. A polpa da fruta é rica em vitamina C, cálcio, fósforo, ferro e outros nutrientes essenciais. Além disso, a ajuru contém compostos antioxidantes que podem ajudar a combater o estresse oxidativo e proteger o corpo contra doenças crônicas.


A ajuru é geralmente consumida fresca, diretamente da árvore, ou em sucos e sorvetes. A polpa é doce e tem um sabor tropical intenso que é difícil de descrever. Algumas pessoas comparam o sabor da ajuru com o da manga ou da goiaba, mas é realmente algo único.


Apesar de suas qualidades nutricionais e gastronômicas, a ajuru enfrenta desafios para se tornar mais amplamente conhecida e valorizada. A fruta tem um curto período de colheita e é altamente perecível, o que torna difícil transportá-la para locais distantes. Além disso, a ajuru é pouco conhecida fora da Amazônia, o que limita seu potencial de mercado.


No entanto, iniciativas estão sendo desenvolvidas para promover a ajuru e valorizar essa fruta tão especial. Alguns grupos estão trabalhando para desenvolver técnicas de processamento que permitam a produção de sucos e polpas de ajuru com maior durabilidade. Outros estão trabalhando para promover a ajuru como um ingrediente exclusivo na gastronomia regional.


A ajuru é um exemplo da riqueza da biodiversidade da Amazônia e de como é importante valorizá-la. Espera-se que a fruta ganhe mais destaque e apreciação nos próximos anos, proporcionando benefícios para a saúde, a economia e a cultura da região.



Veja abaixo uma receita com uso do ajuru:


Suco refrescante de ajuru


Ingredientes


2 xícaras de polpa de ajuru

2 xícaras de água

1 limão

1/4 de xícara de açúcar (opcional)

Gelo a gosto


Modo de preparo


1 Lave bem as frutas e corte o limão ao meio.

2 Esprema o suco do limão e reserve.

3 Coloque a polpa de ajuru em um liquidificador e adicione a água e o açúcar, se estiver usando.

4 Bata até obter uma mistura homogênea.

5 Adicione o suco de limão e misture bem.

6 Sirva em copos com gelo e aproveite o suco refrescante de ajuru!



Essa receita é simples e fácil de preparar, e o sabor da ajuru é a estrela principal. Se preferir, você pode adicionar outras frutas, como abacaxi ou maracujá, para dar um toque extra de sabor..

bottom of page