top of page

Bacaba: fruto regional com mil e uma utilidade

Você conhece a bacaba? Além de delicioso, seu fruto tem muitas utilidades 


Crédito da foto: Divulgação.

Típica da Amazônia, a bacaba é uma das  delícias que muitos paraenses amam. De familiaridade com o açaí, os frutos da bacaba são pequenos caroços arredondados dos quais se fazem vinhos semelhantes ao açaí.


O caroço da bacaba tem massa branco-amarelada coberta por uma casca roxa-escura e a palmeira do fruto pode chegar a 20 metros de altura. Rica em nutrientes, a bacaba, de nome científico Oenocarpus Bacaba Mart., também é conhecida como bacaba-açu, bacabinha, bacaba-verdadeira, bacabi, bacaba-de-leque, manoco e ungurahui e seus cachos, com dezenas de caroços, podem chegar a até 20kg. 


Diferente do açaí, que tem o vinho preto, o da bacaba é na cor parda, mas é consumido como o fruto. Curiosidades sobre a bacaba é que suas folhas costumam ser usadas com cobertura  de moradias por alguns moradores do interior e seu tronco é usado como esteio, vigas e em cabos de ferramentas. Outra, é que suas amêndoas servem como alimento para suínos e há uma cidade no Maranhão, vizinho aqui do Pará, que recebeu o nome de Bacabal por tamanha quantidade do fruto que havia no local. 


Esverdeado e perfumado, o óleo da bacaba é semelhante ao do azeite de oliva, inclusive nas propriedades físico-químicas, e pode ser usado na pele. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o óleo também é utilizado nas infecções pulmonares como a bronquite, no tratamento da tuberculose e como purgativo. Os índios Bora do Peru usam as sementes em fase de germinação para preparar uma bebida que é utilizada nos casos de picada de cobra.


Veja abaixo uma receita com bacaba que trouxemos para você:


Bolo de Bacaba*


Ingredientes


Massa

4 ovos

4 colheres de margarina

10 colheres de açúcar

3 xícaras de farinha de trigo

1 copo tipo americano de bacaba 

1 colher de sopa rasa de fermento em pó


Cobertura

1 caixa pequena de leite condensado

1/2 copo americano de bacaba

1 colher de margarina


Modo de preparo 


Massa

Bata o açúcar com a margarina, acrescente os ovos, bata mais um pouco acrescente a bacaba e o trigo, mexa por mais 2 minutos, coloque o fermento misture até incorporar bem. Leve para assar em forno 180 graus por 35 minutos.


Cobertura

Leve ao fogo todos os ingredientes  até engrossar. Desenforme o bolo e coloque a cobertura. Prontinho. Agora é só servir!!


*Crédito: Receitas especiais feitas com muito amor 

Comentários


bottom of page