top of page

Cupuaçu: a farmácia em uma fruta

Fruto típico da Amazônia, o cupuaçu possui inúmeros benefícios à saúde.

O cupuaçu, fruta típica da região amazônica, também é conhecido por ser "a farmácia em uma fruta", pelas suas propriedades curativas. A fruta possui formato oval e pode chegar a medir até 25 cm. Com seu sabor exótico e marcante, ela é consumida de diversas formas pelos paraenses, oferecendo inúmeros benefícios.


Segundo a nutricionista Camille Castro, o cupuaçu é rico em vitamina C, o que faz dele um ótimo aliado para ter uma pele mais firme, pois a vitamina C possui propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que causam envelhecimento precoce. O alimento também atua na produção de colágeno, que tem um trabalho essencial na recuperação de lesões na pele e, por ser fonte de fibras, ajuda a regularizar o intestino e a dar mais saciedade.


A nutricionista explicou que os benefícios não param por aí; o cupuaçu também é fonte de vitaminas do complexo B, essenciais para a produção de energia no organismo e para a saúde do sistema nervoso. “Outro fator interessante do cupuaçu é que ele também serve como matéria-prima para muitos cosméticos (hidratantes, xampus, condicionadores, máscaras para o cabelo), devido as suas propriedades anti-inflamatórias", disse.


A dona de casa Elizama Rodrigues, 25 anos, apaixonada por cupuaçu, consome a fruta com frequência e de várias formas, como em cremes, sorvetes e sucos. "Gosto do sabor ácido com doce que ele tem. É uma sensação muito boa e dá vontade de sempre comer mais, fora o cheiro inconfundível do cupuaçu que dá água na boca", afirmou.



Por: Ana Luiza Imbelloni.

bottom of page