Chef de cozinha e arquiteto é destaque de quadro voltado para divulgar a gastronomia paraense
Nesta quarta-feira (21), às 18 horas, o Gastronomia Paraense promove mais uma live do quadro “Quarta Boa”, que tem como objetivo incentivar debates sobre a gastronomia. A live será transmitida no Facebook e Instagram do site.
O convidado da vez é Kenny Nogueira, chef de cozinha e arquiteto. Também conhecido como “Arquiteto Gourmet”, ele é o ganhador do prêmio de “Projeto Mais Criativo” pelo projeto Casa Cor Pará 2015, ganhador do reality show “Égua do Chef” e membro da equipe ganhadora Festival “Arte da Cozinha”. Ativo nas redes sociais, chef Kenny produz para a internet conteúdos relacionados à Gastronomia e à Arquitetura.
E a criatividade é o que o encanta nessas áreas. "Amo o processo criativo, testar pratos e projetos, imaginar como cada um pode se transformar de uma ideia para algo concreto", revela.
Na gastronomia, Kenny Nogueira diz possuir várias inspirações, como Helena Rizzo, eleita a melhor chef mulher do mundo pela Revista Restaurant, em 2014, e chef André Mifano, apresentador da CNN Brasil. O chef Paulo Martins, considerado o embaixador da cozinha da Amazônia, também é referência.
“Poderia falar de Helena Rizzo, de André Mifano, mas se tem um que tem me tirado o sono todo dia é o Paulo Martins. Brinco que ele é o primeiro Arquiteto Gourmet. O que me encanta nele é toda a sua jornada e como conseguiu levar a gastronomia paraense para outro nível. Quero muito contribuir como ele contribuiu para nossa cultura gastronômica”, afirma.
Natural de Santarém e residente em Belém, Kenny tem nos sabores e cores os elementos que aprecia na gastronomia regional. O chef afirma que a culinária paraense é rica e diversa, repleta de possibilidades, não sendo restrita apenas ao tucupi com jambu. “Nossa gastronomia é rica de ingredientes, coisas que não conhecemos e acima de tudo que fogem do tucupi com jambu. Basta a gente explorar e criar”, aponta.
“Eu vivo essa culinária e viver é no sentindo de estar tentando me aprofundar ainda mais nela. Por isso, resolvi estudar a sua formação. Sou encantado por nossa cozinha, ela é rica demais, imagina que a nossa comida, de Belém, é muito diferente de Santarém, que não é igual à de Marabá ou do Marajó”, relata.
Sobre a live do quadro “Quarta Boa”, o chef Kenny destaca: “A expectativa é de poder compartilhar um pouco da minha experiência e da paixão que tenho pela cozinha, seja no projeto ou no prato. Espero que as pessoas gostem de ouvir história, porque creio que tenho muita para contar”.
Comments