Padarias paraenses apresentam novo estilo
A DomNato Casa de Pães transformou o conceito do negócio no Pará

O pão é um dos alimentos mais tradicionais e populares do mundo. É essencial no café da manhã e da tarde dos paraenses, junto com o cafezinho. Muitos dizem que o dia só começa depois do café com pão.
A fabricação do pão envolve diversos métodos, o que faz com que exista uma grande variedade da iguaria, como os pães francês, sírio, italiano, caseiro, integral, de forma, de cereais, baguete, doce, entre outros. Pela importância do pão na alimentação, as padarias também se tornaram parte do cotidiano das pessoas.
Um dos criadores da DomNato Casa de Pães, Ricardo Donato conta que a panificadora foi inaugurada em 2013, em Belém. “É uma história que envolve o meu sogro, a minha esposa e eu. Eu sou de Petrópolis, da região serrana do Rio de Janeiro, e meu sogro e minha esposa são paraenses. Fui para Campos do Jordão, em São Paulo, fazer gastronomia, e minha esposa coincidentemente foi também e eu a conheci lá. Quando a gente terminou a faculdade, o meu sogro teve a ideia de fazer uma panificadora, pois ele era distribuidor de produtos de panificação. A gente veio morar aqui e eu montei junto com ele e com minha esposa a DomNato”, relembrou.

O nome da panificadora veio de uma brincadeira com o sobrenome de Ricardo e as palavras “dom nato”. O objetivo deles ao criar a DomNato foi trazer um estilo novo de padaria, parecido com as padarias de São Paulo. “Em São Paulo foi onde começou essa coisa das padarias serem multissegmentadas, mais ou menos em 1999 e 2000, quando os supermercados começaram a ter padaria e os panificadores começaram a pensar de que forma eles iam trazer os clientes, porque você podia comprar pão nos supermercados. E aí eles começaram a multissegmentar as panificadoras, ou seja, você não vai mais à padaria só para comprar o pão; nós temos lanchonete, pizzaria, confeitaria e outros serviços dentro dela”, explicou.
No início, Ricardo diz que os paraenses estranharam um pouco o novo estilo de padaria. Por ser um local muito grande e glamouroso, se esperava um serviço de restaurante, quando na verdade, segundo ele, a proposta da DomNato era transformar a concepção dos clientes sobre as padarias atuais. “Houve essa dificuldade no começo, mas hoje eles entendem. Logo depois que a gente inaugurou, outras padarias começaram a se reformular também”, destacou.