top of page

Piquiá: fruta que vem ganhando destaque

Conheça o delicioso piquiá, ótimo para acompanhar um café

Crédito da foto: Divulgação.

Originária do cerrado brasileiro, a fruta piquiá é uma iguaria que vem ganhando cada vez mais espaço na culinária e na economia do país. Com seu sabor único e exótico, essa fruta tem sido explorada em diversas receitas e produtos, como óleos, geleias e sorvetes.


O piquiá é um fruto pequeno e arredondado, com cerca de 3 centímetros de diâmetro, com uma casca amarela-alaranjada e polpa amarela e suculenta. Sua polpa é rica em nutrientes como vitamina C, cálcio, ferro e antioxidantes, além de apresentar propriedades medicinais como ação anti-inflamatória e antimicrobiana.


Além de seu valor nutricional, o piquiá tem grande importância econômica para a região do cerrado, onde é cultivado principalmente por pequenos produtores. A fruta é bastante versátil e pode ser utilizada em diversas receitas, desde pratos salgados, como arroz e peixes, até doces, como pudins e bolos.


Outra forma de aproveitar o piquiá é através de seu óleo, extraído das sementes da fruta. O óleo de piquiá é muito utilizado na indústria cosmética, devido às suas propriedades hidratantes e nutritivas para a pele e cabelos.


Apesar de ser uma fruta tão rica e versátil, o piquiá ainda é pouco conhecido fora da região do cerrado e enfrenta desafios para sua comercialização e valorização. Para enfrentar esses desafios, algumas iniciativas têm surgido, como feiras de agricultura familiar que valorizam produtos locais, e projetos de desenvolvimento sustentável que incentivam a produção do piquiá e de outras frutas típicas.


Com seus benefícios nutricionais e econômicos, o piquiá vem conquistando cada vez mais admiradores e se tornando um símbolo da riqueza e diversidade brasileira.


Veja abaixo uma receita deliciosa com piquiá:


Arroz com Piquiá


Ingredientes


2 xícaras de arroz

4 xícaras de água

1 cebola média picada

2 dentes de alho picados

2 colheres de sopa de óleo de piquiá

1 xícara de polpa de piquiá

Sal a gosto


Modo de preparo


Em uma panela, aqueça o óleo de piquiá e refogue a cebola e o alho até dourar.


Adicione a polpa de piquiá e cozinhe por alguns minutos.


Acrescente o arroz e mexa bem para que o grão fique envolvido no tempero.


Adicione a água e o sal a gosto e mexa novamente.


Deixe cozinhar em fogo baixo até que a água seque e o arroz fique macio.


Sirva quente.


Dica: Se quiser, pode adicionar pedaços de frango, linguiça ou carne seca para deixar o prato ainda mais saboroso.


bottom of page