top of page

Tambaqui de casaca: um prato saboroso do Pará

Foto ilustrativa (Crédito da foto: Divulgação).


O Pará, estado localizado na região Norte do Brasil, é conhecido pela sua diversidade cultural e, principalmente, pela sua rica gastronomia. Um dos pratos mais famosos da culinária paraense é o tambaqui de casaca, que consiste em um peixe assado e coberto com farofa de castanha-do-pará, servido em uma folha de bananeira.


O tambaqui é um peixe de água doce encontrado em rios da Amazônia, sendo considerado uma das principais espécies da região. O seu preparo no tambaqui de casaca começa com a limpeza do peixe, que é temperado com suco de limão, sal, pimenta-do-reino e alho, e depois assado na brasa ou na churrasqueira.


Já a casaca é feita com farinha de mandioca, que é torrada e misturada com castanha-do-pará, cebola, alho, coentro e pimentão. Essa farofa é regada com azeite e suco de limão, e depois é colocada sobre o tambaqui já assado. A folha de bananeira é utilizada para envolver o peixe com a farofa e manter o sabor e a umidade.


O resultado final é um prato com um sabor único e marcante, que conquista os paladares dos moradores locais e dos turistas que visitam o estado. Além disso, o tambaqui de casaca é uma opção saudável e nutritiva, sendo rico em proteínas e em nutrientes como cálcio, ferro e ômega 3.


Para quem quiser experimentar o tambaqui de casaca em casa, segue abaixo uma receita para prepará-lo:


Ingredientes:


1 tambaqui limpo

Suco de 2 limões

Sal e pimenta-do-reino a gosto

2 dentes de alho amassados

1 xícara de castanha-do-pará picada

1 cebola picada

2 pimentões picados

1 maço de coentro picado

3 xícaras de farinha de mandioca torrada

1/2 xícara de azeite

Folhas de bananeira


Modo de preparo:


Tempere o tambaqui com o suco de limão, o sal, a pimenta-do-reino e o alho.


Asse o peixe na churrasqueira ou na brasa, virando de vez em quando para que asse por igual.


Em uma tigela, misture a castanha-do-pará, a cebola, o pimentão, o coentro e a farinha de mandioca.


Regue a mistura com o azeite e o suco de limão, misturando bem até que fique uma farofa úmida.


Coloque o tambaqui em cima de uma folha de bananeira e cubra com a farofa.


Feche a folha de bananeira, envolvendo todo o peixe com a farofa.


Asse o tambaqui envolto na folha de bananeira por cerca de 15 minutos, virando de vez em quando para que asse por igual.


Retire o tambaqui da folha de bananeira e sirva com arroz branco e vinagrete.


Essa é uma receita simples e prática para preparar o tambaqui de casaca em casa. Vale ressaltar que é importante limpar bem o peixe antes de temperá-lo e assá-lo, e que a farofa deve ser bem misturada e úmida para que fique aderida ao peixe.


O tambaqui de casaca é uma ótima opção para quem quer experimentar a gastronomia paraense e se deliciar com um prato cheio de sabores regionais. Além disso, é uma receita que pode ser preparada em ocasiões especiais e servida para toda a família e amigos.


Σχόλια


bottom of page