top of page

A caldeirada de tucunaré exalta a Amazônia

O tucunaré é um delicioso peixe de água doce

Crédito da foto: @Taline

A culinária paraense é uma das mais ricas e diversificadas do Brasil. E um dos pratos mais típicos da região é a caldeirada de tucunaré, que tem como ingrediente principal um dos peixes mais apreciados da Amazônia.


O tucunaré é um peixe de água doce que pode chegar a medir mais de 1 metro de comprimento e pesar mais de 10 kg. Ele é encontrado em rios e lagos da região amazônica, e é conhecido por sua carne saborosa e firme, que pode ser preparada de diversas formas.


A caldeirada de tucunaré é um prato que tem como base um ensopado de peixe, com tomate, cebola, pimentão, coentro e outros temperos típicos da culinária paraense. Além do tucunaré, a receita também pode incluir outros peixes de água doce, como o jaraqui, o tambaqui e o pirarucu.


A preparação da caldeirada de tucunaré é um processo demorado, que começa com a limpeza e o corte do peixe. Depois, o tucunaré é temperado com sal e limão e deixado marinando por algumas horas. Enquanto isso, os legumes são cortados em cubos e refogados em uma panela com óleo de dendê.


Quando os legumes estão macios, é hora de adicionar o peixe à panela e cobri-lo com água. A caldeirada é cozida em fogo baixo por cerca de 30 minutos, até que o tucunaré esteja macio e suculento. Por fim, o coentro é adicionado à panela para dar um toque de frescor e sabor.


A caldeirada de tucunaré é um prato que pode ser servido com arroz branco, farofa e molho de pimenta. É uma refeição completa e bastante substanciosa, que agrada tanto aos paladares mais simples quanto aos mais exigentes.


Receita de Caldeirada de Tucunaré


Ingredientes:


1 tucunaré de cerca de 1 kg

1 cebola picada

2 tomates picados

1 pimentão picado

2 dentes de alho picados

1 maço de coentro picado

1 colher de sopa de colorau

1 colher de sopa de óleo de dendê

Sal e limão a gosto


Modo de preparo:


Limpe e corte o tucunaré em pedaços médios. Tempere com sal e limão e deixe marinando por cerca de 2 horas.

Em uma panela grande, refogue a cebola, o alho, o tomate e o pimentão no óleo de dendê.

Adicione o colorau e misture bem. Em seguida, coloque o peixe na panela e cubra com água.

Cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos, ou até que o peixe esteja macio e desmanchando. Mexa de vez em quando para que não grude no fundo da panela.

5. Quando a caldeirada estiver quase pronta, adicione o coentro picado e deixe cozinhar por mais alguns minutos.


Sirva a caldeirada de tucunaré com arroz branco, farofa e molho de pimenta a gosto.


A caldeirada de tucunaré é um prato típico da culinária paraense que traz consigo um pedacinho da cultura e dos sabores da Amazônia. Quem experimenta a caldeirada de tucunaré não esquece jamais o sabor marcante e delicioso desse prato tão típico e representativo da gastronomia paraense.


Comments


bottom of page