top of page

Conheça a jaca: suculenta fruta paraense

Baguda e enorme, a jaca é um daqueles frutos que não dá vontade de parar de comer

Crédito da foto: Divulgação.
Crédito da foto: Divulgação.

Uma das frutas queridas pelos paraenses, e típica na região, é a jaca. Apesar de ter origem asiática, o fruto cresce bem em climas tropicais e tem abundância no estado.


Com casca áspera e verde, a jaca abriga seus inúmeros bagos internamente e eles são amarelos, cobertos por uma camada grudenta, de cheiro agradável e forte, sabor adocicado e muito suculentos. Com peso superior a maioria das demais frutas, podendo chegar até 40kg, após consumir o fruto in natura, os bagos da jaca podem ser cozidos e tem gosto semelhante ao da fruta-pão e pinhão.


Há jacas que tem seus bagos com a camada superior um pouco mais consistente e outras com eles totalmente mole, o que denomina popularmente duas variações do fruto por jaca-mole e jaca-dura. A Artocarpus heterophyllus, nome científico da árvore de jaca, também chamado de jaqueira ou pé-de-jaca, cresce cerca de 20 metros e seus frutos nascem diretamente do tronco, nos galhos mais grossos.


Rica em fibras e vitaminas, além de ser consumida in natura, a jaca também é usada em receitas de sobremesas, pratos, sucos, geleias, doces e outros. Veja abaixo uma receitinha que trouxemos para você:



Doce de jaca


Ingredientes


2 xícaras de água

2 xícaras de açúcar

4 xícaras de jaca mole, sem os bagos



Modo de preparo


Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio. Mexa até que vire uma calda. Em seguida, acrescente a água e mexa até que o caramelo fique líquido. Já líquido, acrescente a jaca ao caramelo, misture e deixe cozinhar por uns cinco minutos. Após desligar o fogo, coloque a mistura em uma vasilha. Espere esfriar e leve à geladeira por uns 20 minutos. Prontinho. Agora é só servir!!!


コメント


bottom of page