top of page

Conheça a Pescada Amarela

Saboroso, o peixe é usado em diversas receitas e queridinho na região

Crédito da foto: Nomangue Caiçara.

A pescada amarela (Cynoscion acoupa) é um peixe que habita as águas tropicais e subtropicais do Atlântico Ocidental, sendo encontrado desde o norte da Flórida, nos Estados Unidos, até o norte da Argentina. No Brasil, é bastante comum na região Nordeste e na Amazônia.


Com um corpo alongado e estreito, a pescada amarela pode atingir até um metro de comprimento e pesar mais de 10 quilos. Possui uma coloração amarela dourada na parte de cima do corpo e branca na parte de baixo. Além disso, apresenta uma mancha escura no opérculo e uma linha preta ao longo do corpo, que pode ajudar a identificá-la.


A pescada amarela é um peixe de carne saborosa e consistente, com baixo teor de gordura e alta qualidade proteica. É bastante versátil na cozinha, podendo ser preparado de diversas maneiras, desde assado e grelhado até em ensopados e moquecas.


Além de ser um alimento saboroso, a pescada amarela é uma espécie importante para a pesca comercial e esportiva em várias regiões do mundo. No Brasil, por exemplo, é uma das espécies mais pescadas no litoral da Bahia, onde é encontrada em grande quantidade.


Apesar de ser bastante consumida, a pescada amarela não é uma espécie ameaçada de extinção. No entanto, é importante que a pesca seja feita de forma sustentável, respeitando as regulamentações e quotas estabelecidas para cada região. Isso garante a preservação da espécie e a manutenção do seu saboroso e nutritivo consumo.


Se você gosta de peixes saborosos e quer experimentar uma receita diferente, a pescada amarela pode ser uma excelente escolha. Procure por fornecedores de confiança e escolha um exemplar fresco e de qualidade para preparar o seu prato. Aproveite o sabor e os benefícios desse delicioso peixe do mar.



Aqui vai uma receita simples e deliciosa para preparar a pescada amarela em casa:



Pescada Amarela Assada


Ingredientes:


1 pescada amarela inteira


2 limões


3 dentes de alho picados


Sal e pimenta a gosto


1 cebola média picada


2 tomates picados


1 pimentão picado


Azeite de oliva




Modo de Preparo:


Pré-aqueça o forno a 200°C.


Lave o peixe e tempere com suco de limão, alho, sal e pimenta.


Em uma assadeira, coloque a cebola, tomate e pimentão picados no fundo.


Coloque o peixe por cima dos legumes e regue com azeite.


Asse por cerca de 40 minutos ou até que o peixe esteja cozido.


bottom of page