top of page

Filhote ao molho de tucupi - um prato típico paraense

Crédito da foto: Divulgação.


O estado do Pará é um verdadeiro paraíso gastronômico, com uma culinária rica e diversa que se destaca pela influência indígena, africana e portuguesa. Dentre as várias opções de pratos típicos que podem ser encontrados no estado, um que se destaca é o filhote ao molho de tucupi.


O filhote é um peixe de água doce muito encontrado na região amazônica. É um peixe nobre, de carne branca e sabor delicado. Já o tucupi é um caldo amarelo extraído da raiz da mandioca brava, que é cozido e fermentado. O tucupi é uma base muito utilizada na culinária paraense e tem um sabor característico, um pouco ácido e amargo.


O prato é preparado com o filhote fresco, que é cortado em postas e temperado com limão e sal. Em seguida, é grelhado na brasa ou na chapa até ficar dourado. Enquanto isso, o molho de tucupi é preparado com alho, cebola, pimentão e jambu (uma erva típica da região que tem um sabor picante e adocicado). O molho é feito em uma panela com o tucupi, azeite de oliva e outros temperos, até ficar espesso e saboroso.


O filhote grelhado é, então, colocado em uma travessa e o molho de tucupi é despejado por cima. O prato é servido com arroz branco, farinha d'água e vinagrete. É uma mistura de sabores que se complementam, criando uma experiência única.


Além do sabor, o prato tem uma apresentação belíssima. O filhote grelhado com o molho de tucupi por cima, acompanhado de arroz branco e farinha d'água, cria um prato colorido e vibrante, que chama a atenção de todos.


Receita de Filhote ao Molho de Tucupi:


Ingredientes:


1kg de filhote em postas

2 limões

Sal a gosto

1 litro de tucupi

1 pimentão

1 cebola

2 dentes de alho

Jambu a gosto

Azeite de oliva a gosto


Modo de preparo:


Tempere as postas de filhote com limão e sal e reserve.


Em uma panela, refogue a cebola, o alho e o pimentão em azeite de oliva até ficarem macios.


Acrescente o tucupi e o jambu, e deixe cozinhar até o molho engrossar e ficar com uma consistência cremosa.


Em uma chapa ou grelha, grelhe as postas de filhote até ficarem douradas.


Coloque as postas de filhote em uma travessa e despeje o molho de tucupi por cima.


Finalize o prato com farinha d'água, arroz branco e vinagrete.

Commentaires


bottom of page