top of page

Conheça sete frutas paraenses

Veja algumas das frutas típicas na região Norte

Crédito da foto: Divulgação.

Ricas em formas, cores e variedade de sabores, as frutas paraenses são cheias de charme e atraem olhares e paladares. Separamos algumas dessas frutas para apresentá-las a vocês.


Veja abaixo:


Açaí:

Crédito da foto: Divulgação.

O açaí é um dos frutos mais consumidos pelos paraenses. Diferente de como é consumido em outras regiões do país, o açaí paraense é servido sozinho e tem a farinha e peixe frito ou assado como principais acompanhamentos. A verdade é que o açaí, paraense raiz, combina com qualquer coisa. Charque frito com açaí então, nem se fala, é uma das combinações mais comuns com o fruto.


De cor roxa, o açaí é fruto da palmeira Euterpe Oleraceae e, além de muito saboroso, também é rico em vitaminas. Para consumo, o fruto é lavado e passa pelo processo de branqueamento. Em seguida, fica em repouso em água quente para eliminação de parasitas. Já com a superfície do caroço mole, é batido e servido. Muitos o tomam com farinha d’água ou farinha de tapioca.


Cupuaçu:

Crédito da foto: Divulgação.

De casca dura e lisa, o cupuaçu é apreciado pelos paraenses e por quem tem contato com as receitas em que utilizam o fruto da árvore Theobroma Grandiflorum. A polpa branca do cupuaçu fica envolto às sementes. Muito cheiroso, ele é ácido e rico em vitaminas. O tamanho médio do fruto é em torno de 25 cm. Recheios de bolos, mousses, sorvetes e sucos são alguns dos usos mais comuns do cupuaçu na região Norte.



Castanha-do-Pará:

Crédito da foto: Divulgação.

A Castanha-do-Pará (Bertholletia Excelsa) é um fruto rico em vitaminas e em grande parte consumida in natura. Há também a utilização da Castanha-do-Pará torrada, em receitas de doces, pães, bolos, sorvetes e em farinhas. O fruto tem textura macia e sabor delicado. Vale a pena experimentar!



Bacuri:

Crédito da foto: Divulgação.

De aroma agradável, o bacuri é típico da região e amado por quem tem contato com seu sabor intenso. O fruto tem casca dura, de superfície lisa, e dentro uma polpa branca, que fica ao redor da semente. Mede em torno de 10 cm. Muito usado em receitas, o bacuri marca o paladar de quem o saboreia.


Buriti:

Crédito da foto: Divulgação.

Rico em vitaminas, o Buriti (Mauritia Flexuosa) é outra fruta predominante no estado. Muito consumido em forma de sucos, doces, licores e sobremesas, assim como na utilização de cosméticos, consumi-lo in natura é comum no estado. O fruto é colocado em água quente até que sua superfície amoleça. Assim que mole, sua casca é retirada e aí a massa ao redor do caroço é consumida sozinha ou acompanhada de farinha.


Jambo:

Crédito da foto: Divulgação.

Adocicado e de cor que vai do rosa ao vermelho e roxo, o jambo (Syzygium Jambos) é rico em vitaminas e muito delicioso. Ele é consumido tanto quando retirado do pé já maduro quanto em forma de doce e usado em outras receitas.


Manga:

Crédito da foto: Divulgação.

A manga (Anacardiaceae) é uma das frutas mais queridinhas dos paraenses. Seja sozinha ou com farinha, a manga é de encantar paladares. Há variedades de mangas como a espada, espada de ouro, manga rosa e muitas outras. é comum ver pés da árvore frutífera espalhados por várias partes do estado.




Esses são apenas sete de muitos frutos típicos do Pará. Nas próximas semanas, traremos matérias com mais informações sobre os frutos predominantes na região Norte, com mais detalhes destes e apresentando outros para vocês.


1 comentário


Gostei muito das informações adquirida pelo site.

Curtir
bottom of page